Nesta edição, o público também poderá participar do sorteio da rifa solidária da SaFeira, uma importante ação voltada para o fortalecimento das ações do evento
Prepara a roupa de ir, organiza o instrumento e a voz que neste sábado, 20 de dezembro, a SaFeira, realiza sua 14ª edição, em formato especial, reafirmando-se como um espaço de encontro, celebração, fortalecimento econômico e resistência da comunidade LGBTQIAPN+ no Maranhão, com foco em mulheres lésbicas, bixessuais, pessoas trans e não binárias.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A partir das 14h, o Bar da Suene, localizado na Rua do Ribeirão, nº 16, no Centro de São Luís, recebe mais uma edição da SaFeira, reunindo feira criativa, intervenções artísticas, música, vivências coletivas e muita troca afetiva. Mais do que um evento, a SaFeira se consolida como um movimento que impulsiona a cadeia produtiva de artistas, artesãs e empreendedoras(es) LGBTQIAPN+, promovendo visibilidade, geração de renda e fortalecimento comunitário.
A programação da 14ª SaFeira chega aquecendo a chama da coletividade, com Feirinha LGBT+, intervenção artística de Telma Lopes em homenagem à Karla Watkins (idealizadora e produtora do evento que faleceu em 2023), discotecagem de Mayara Sucupira, além do palco aberto “Traga a Cumbuca”, uma soma coletiva no fazer da batucada que convida o público à participar cantando e tocando seu instrumento. Encerrando com muita irreverência e afeto, o SAPAokê propõe um karaokê protagonizado pela comunidade LGBTQIAPN+, aberto também a simpatizantes e ao público em geral.
Nesta edição, o público também poderá participar do sorteio da rifa solidária da SaFeira, uma importante ação voltada para o fortalecimento das ações do evento, reforçando o compromisso com práticas colaborativas e de apoio mútuo.
Criada em 2018, a SaFeira nasceu com o objetivo de potencializar e difundir produções culturais e empreendimentos que transformam arte, trabalho e resistência em instrumentos de enfrentamento ao preconceito e à violência.
Ao longo de sua trajetória, o projeto já realizou mais de dez edições na Região Metropolitana de São Luís e edições itinerantes em outros estados, como o Piauí e o Distrito Federal, articulando arte, música, moda, gastronomia, saúde, bem-estar e economia criativa em um grande mosaico de diversidade.
A força e a relevância da SaFeira foram reafirmadas recentemente na 13ª edição, realizada em 2025, que consolidou o evento como um dos mais importantes movimentos de fortalecimento da cadeia produtiva de artistas, artesãs e empreendedoras LGBTQIAPN+ no Maranhão.
Na ocasião, a programação integrou feira criativa, apresentações culturais, rodas de conversa, exposições artísticas, cinema e ações voltadas à acessibilidade e inclusão, ampliando o debate sobre democratização do acesso à cultura e protagonismo das mulheres e dissidências.
Na 14ª edição, a SaFeira amplia a construção de espaços seguros, plurais e afetivos, onde a diversidade é celebrada e o fazer coletivo se transforma em potência política, cultural e econômica.
