As festas de final de ano, principalmente a ceia de natal, é conhecida por seus alimentos pesados, calóricos e uma preparação de durar horas. Quem nunca saiu da mesa pós meia noite com a barriga cheia, se sentindo empanturrado e que precisa voltar para a academia na primeira hora do dia primeiro.
- ‘Nova geração do Mounjaro’: retatrutida leva à perda de peso inédita de 28,7%, semelhante à uma bariátrica, mostra estudo
- Amaciante de roupa: 6 itens que nunca devem ser lavados com o produto, segundo especialistas
Existem alternativas para se alimentar bem durante a comemoração sem exagerar e deixar o nutricionista orgulhoso. Ainda mais para quem vai preparar os pratos durante as festas e não quer ficar horas na cozinha.
Confira 5 receitas fáceis que podem ser feitas rapidamente e não sair da dieta durante as comemorações:
Salpicão de frango light
- 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado
- 200 gramas (1 pote) de creme de ricota light
- 250 gramas (1 pote) de palmito em conserva
- 150 gramas (1 unidade) de cenoura crua
- 50 gramas (1 talo) de salsão
- 20 gramas (1 colher de sopa) de mel
- Suco de 1 limão espremido
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: higienizar e picar os legumes (ralar a cenoura e picar o palmito e o salsão em pedaços pequenos). Em um recipiente, colocar o frango desfiado, os legumes e adicionar o creme de ricota light, mexendo bem. Adicionar o suco do limão, o mel, as ervas e os temperos, misturando para incorporar.
Benefícios: além de ser um prato bastante proteico (por conta do frango desfiado) e rico em fibras (por conta dos legumes), ao substituir a maionese tradicional (ou mesmo o creme de leite) dessa receita por creme de ricota light, a quantidade de calorias reduz muito. Não adicionar batata palha ou outros componentes gordurosos também contribui para que a receita seja mais leve.
- 200 gramas de lentilha cozida ao dente
- 150 gramas (1 unidade grande) de tomate
- 100 gramas (½ unidade) de pimentão amarelo
- 50 gramas (½ unidade) de cebola roxa
- 20 gramas (¼ de xícara de chá) de azeite
- 1 folha de louro pequena
- Suco de 1 limão espremido
- Cebolinha e salsinha a gosto
- Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo: após cozinhar a lentilha, higienizar e picar os legumes em pedaços pequenos. Em um recipiente, misturar todos os ingredientes e levar à geladeira. A salada deve ser servida fria.
Benefícios: a lentilha, além de conferir fibras e micronutrientes, é uma excelente fonte de proteínas vegetais, podendo ser uma alternativa para amigos e familiares vegetarianos. É uma receita que confere bastante saciedade com poucas calorias.
- 100g de quinoa em flocos
- 100g de gergelim torrado
- 100g de castanha do Brasil
- 50g de semente de girassol
- 30g de cúrcuma em pó
- 20g de semente de chia
- ½ cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 colheres de manteiga ghee
- 50g de Goji Berries hidratadas
- Sal marinho moído
Modo de preparo: coloque no liquidificador: a quinoa, o gergelim, a castanha, a semente de girassol, a cúrcuma e as sementes de chia e reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho, deixe murchar e depois, acrescente a manteiga ghee e refogue mais um pouco. Acrescente 2 xícaras da farinha processada no liquidificador, deixe torrar um pouquinho por último acrescente as goji berries e acerte o sal.
- 320g (2 unidades grandes) de maracujá doce
- 200ml de água
- 350ml (2 potes individuais) de iogurte natural desnatado
- 30g de leite em pó desnatado ou whey protein sabor baunilha
- 10g de adoçante em pó de sua preferência
- ½ pacote de gelatina sem sabor
Modo de preparo: em um liquidificador, bater a polpa dos maracujás com a água. Peneirar para retirar as sementes. Retornar a mistura coada para o liquidificador e adicionar o iogurte natural, o leite em pó (ou o whey protein) e o adoçante, batendo novamente. Hidratar a gelatina sem sabor conforme a embalagem orienta e então, adicione ao liquidificador, batendo por mais 3 minutos. Porcionar em taças menores e decorar com a polpa do maracujá. Levar à geladeira por, pelo menos, 5 horas antes de servir.
Benefícios: ao trocar o creme de leite e/ou leite condensado por iogurte natural, a quantidade de calorias reduz bastante e a sobremesa se torna mais leve e refrescante, podendo ficar ainda mais proteica com o uso do whey protein. Evitar o uso do açúcar também contribui para uma preparação mais saudável.
- Pão de rabanada cortado em 1,5 cm
- Leite desnatado morno com adoçante à gosto e baunilha
- Ovos batidos na proporção: 2 claras para cada gema
- Manteiga ghee ou óleo de coco para untar a frigideira
- Açúcar mascavo e canela à gosto
Modo de fazer: molhe os pães rapidamente no leite morno com açúcar e baunilha e reserve. Bata as claras e acrescente as gemas. Unte uma frigideira antiaderente com o óleo de coco e aqueça. Passe os pães nos ovos e jogue na frigideira quente para dourar. Só vire depois de fazer uma casquinha. Forre um tabuleiro com papel laminado e coloque as rabanadas após passar levemente na canela com açúcar mascavo. Ponha no forno médio por alguns minutos, virando-as no meio do tempo. Ponha mais canela e açúcar se necessário.
