Presidente diz que ‘pessoas que cometeram crime contra a democracia terão que pagar’ e lembra que julgamento de golpistas não terminou
Publicado em
Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula afirma que julgamento dos golpistas de 8 de janeiro ainda está em curso no STF.
O presidente Lula afirmou, sem tergiversar, que vai vetar a redução de pena para os golpistas de 8 de janeiro já condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Lula confirmou sua decisão em entrevista coletiva com 61 jornalistas de 43 veículos de comunicação no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (18), em que a imprensa foi convidada para que o presidente e alguns de seus ministros fizessem um balanço das ações governamentais em 2025.
“Tenho dito que as pessoas que cometeram um crime contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra o país. Nem terminou o julgamento ainda. Ainda tem gente sendo condenada e o pessoal já resolve diminuir as penas. Com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, na hora em que chegar a minha mesa, eu vetarei”, afirmou.
Lula disse que é necessário aguardar a finalização do julgamento dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal foram depredados. “Ainda não descobrimos os financiamentos. Porque aquilo teve financiamento”, disse.
Segundo o presidente, é preciso “levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023”. “Tem gente que quer que a gente esqueça, mas a gente não pode esquecer. Se a democracia esquecer da importância que ela tem para uma Nação, a gente termina perdendo o jogo.”
É do jogo, frisou o presidente, vetar propostas aprovadas pelo Congresso. “O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, depois eles têm o direito de derrubar meu veto ou não. É assim que é o jogo.”
