Home » Lula deve indicar Messias ao STF ainda nesta semana, esperam aliados

Lula deve indicar Messias ao STF ainda nesta semana, esperam aliados

by admin

O presidente Lula (PT) e o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) indicou a aliados que deve escolher o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), após conversa com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na noite de segunda-feira (17), conforme informações do Globo.

A expectativa no governo é que o anúncio ocorra antes de o petista viajar para a cúpula do G20, na África do Sul, no sábado (22).

Embora Pacheco seja o favorito entre os senadores para ocupar o Supremo, Lula expressou a ele sua preferência por Messias. Segundo aliados, o presidente ainda gostaria de contar com Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais, mas o senador reiterou que pretende encerrar sua vida pública ao final do mandato, em 2026.

Como não houve acordo político, o Planalto avalia que as resistências ao nome de Messias podem aumentar entre parlamentares. Se confirmado, Messias passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e precisará de ao menos 41 votos no plenário.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Reprodução

Votação apertada de Gonet

A difícil recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR, aprovada por 45 votos a 26, acendeu alerta no governo sobre a margem de segurança no Senado. Foi o placar mais apertado para o cargo desde a redemocratização, aumentando a percepção de que Messias pode enfrentar um cenário semelhante.

Apesar da preferência explícita de senadores por Pacheco — manifestada publicamente pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em outubro — Lula não demonstra disposição em alterar a escolha.

Além disso, a sucessão de Luís Roberto Barroso tornou-se a quarta mais demorada entre as indicações feitas por Lula em seus três mandatos. O presidente tem levado mais tempo para decidir: Flávio Dino esperou 58 dias e Cristiano Zanin, 51.

Antes, apenas Cármen Lúcia havia exigido mais de 40 dias. Os demais ministros nomeados por Lula foram escolhidos em menos de 20 dias.



Créditos

You may also like