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Problemas de entrega e propaganda enganosa na Black Friday

by admin

Problemas com entrega, propaganda enganosa e atrasos lideram as reclamações dos consumidores durante a Black Friday de 2023, aponta levantamento do Reclame AQUI.

Na Black Friday de 2025, os problemas com entregas e propaganda enganosa continuam a ser as principais queixas dos consumidores, segundo dados preliminares do Reclame AQUI. A plataforma, que reúne as queixas de compradores e serve como referência para a reputação das lojas, revelou que, entre quarta-feira (26) e quinta-feira (27), atrasos nas entregas e produtos não recebidos dominaram as reclamações.

O levantamento do Reclame AQUI aponta que 25,29% das reclamações registradas nos primeiros dias da Black Friday estão relacionadas a atrasos nas entregas. Muitas dessas queixas envolvem promessas de “entrega em 2 horas”, “entrega no mesmo dia” ou “frete expresso”, benefícios frequentemente anunciados durante a data, mas que, na prática, raramente se confirmam.

Em seguida, com 12,62% das reclamações, o não recebimento de produtos ocupa a segunda posição. De acordo com a plataforma, muitos consumidores acreditam inicialmente estar lidando apenas com um atraso, para descobrir posteriormente que o produto nunca foi enviado ou sequer estava disponível em estoque.

Propaganda enganosa, com 9,33% das queixas, figura na terceira posição. Muitas ofertas atraentes mudam durante a fase final da compra, levando a frustração dos consumidores. Além disso, os chamados “descontos agressivos” têm gerado insatisfação, pois suas regras muitas vezes não são claras, com limitações regionais ou exigências de meios de pagamento que anulam o benefício anunciado.

Comportamento do consumidor na Black Friday

A pesquisa também destaca mudanças no comportamento dos consumidores. Desde agosto, o número de indecisos caiu de 76% para 36%. Atualmente, 31% afirmam que vão comprar durante a Black Friday, enquanto 33% não pretendem fazer compras, e 69% ainda condicionam a decisão a preços e promoções vantajosas.

Embora 63% dos consumidores priorizem o preço, outros fatores, como frete (29%), avaliações de outros usuários (27%), reputação das marcas (23%) e segurança contra golpes (17%), também influenciam a decisão de compra.

Outro dado relevante da pesquisa é o aumento da preocupação com golpes envolvendo inteligência artificial (IA). De acordo com o levantamento, 76% dos consumidores se sentem inseguros em relação a fraudes tecnológicas, e 63% não sabem identificar tais fraudes. Além disso, 56% afirmam conhecer alguém que já foi vítima de golpes desse tipo.

Recomendações para evitar problemas

Para minimizar problemas durante as compras da Black Friday, o Reclame AQUI orienta os consumidores a verificar atentamente os prazos de entrega, pesquisar sobre a reputação das lojas, tirar prints do carrinho e revisar todos os detalhes do pagamento antes de finalizar a compra.

 


 

 

 

 

 

 


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