Home » Projeto do IMDV fortalece o esporte paralímpico para crianças e jovens em vulnerabilidade

Projeto do IMDV fortalece o esporte paralímpico para crianças e jovens em vulnerabilidade

by admin

Iniciativa oferece formação esportiva gratuita

O Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV) lança mais uma importante iniciativa na área do esporte inclusivo, ampliando o acesso ao judô para crianças e adolescentes com deficiência e também para jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com patrocínio do Governo Federal, apoio do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), Instituto IAFFA, SPEED Wrap Diamond, e realização do IMDV. 

A iniciativa oferece formação esportiva gratuita, com equipe técnica especializada composta por instrutores de judô, monitores, fisioterapeutas e auxiliares. O projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Márcio Jerry, aprovada pela Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte. 

Raissa Silva, atleta do IMDV, conquistou ouro no Grand Prix Parauapebas de Judô 2025, na categoria paralímpica J1 (-63kg), resultado que reforça o trabalho da instituição e se conecta ao lançamento do novo projeto de judô para pessoas com deficiência visual, que vai ocorrer no dia 1º de dezembro

O presidente do IMDV, Etevaldo Santos, destaca que o judô tornou-se um dos principais instrumentos de transformação para crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

“O esporte tem mudado vidas dentro do IMDV. Esta conquista é de todo o Instituto — da Diretoria, do Vice-Presidente Madhya Castro de Amorim, da Keila da Costa Pires e do Ailton Barros, diretor de esporte do IMDV,” afirmou.

Ele reforça a missão social do projeto:

“Queremos alcançar crianças e jovens de vários bairros e cidades, ampliando dignidade e oportunidades. Que o Instituto seja um porto seguro capaz de abrir os braços e acolher quem mais precisa.” 

Vitórias Recentes e Expansão – O IMDV vem acumulando conquistas expressivas no judô paralímpico. No Grand Prix de Parauapebas 2024, a equipe trouxe três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, – reforçando o alto nível técnico desenvolvido. No Grand Prix e na Copa Loterias Caixa, realizados em São Paulo, o IMDV voltou ao pódio, com uma medalha de prata e uma de ouro. 

Além do trabalho esportivo, o projeto atende crianças com autismo (TEA), TDAH, deficiência visual e também jovens sem deficiência, fortalecendo vínculos e promovendo convivência inclusiva no tatame.

Equipe de Judô Paralímpico do IMDV, no Grand Prix Paralímpico de Judô, em 2024

Saiba mais:

  • Sobre o IMDV  – Fundado originalmente em 2000 com o nome UMDV, tornou-se IMDV em 2024.
    • Atua na defesa de direitos e inclusão de pessoas com deficiência. – Mantém projetos esportivos, sociais e culturais.
    • Tem sede no bairro Jordoa, área com alto índice de vulnerabilidade. 
  • Sobre o Projeto de Judô
    • Atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
    • Reúne participantes com e sem deficiência em atividades integradas.
    • Busca ampliar o alcance para bairros e municípios da Grande Ilha.
    • É considerado hoje a principal ação de inclusão esportiva do Instituto.
    • Instagram: @instituto.imdv
Site SENAI



Créditos

You may also like