Home » Jornalista José Raimundo Rodrigues conta a história que inspirou sua primeira obra literária a alunos do Educa Mais – Blog do Maranhão TV

Jornalista José Raimundo Rodrigues conta a história que inspirou sua primeira obra literária a alunos do Educa Mais – Blog do Maranhão TV

by admin

Alunos da escola Professora Maria do Socorro Almeida, do bairro São Cristóvão, receberam o ex-deputado estadual, jornalista e produtor cultural, José Raimundo Rodrigues na última quinta-feira (27), para uma breve apresentação de lançamento da sexta edição do seu livro “Primeiro Festival de Toadas de Bumba meu Boi do Maranhão”.

Durante a palestra, José Raimundo relembrou a história de Coxinho e a toada “Urrou do Boi”, oficialmente considera o hino da cultura popular do estado, interagiu e despertou o interesse dos alunos que tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o Bumba meu Boi como manifestação reconhecida internacionalmente.

A gestora da unidade de ensino pertencente ao programa Educa Mais do Governo do Estado, professora Francisca, parabenizou o jornalista pelo trabalho de divulgação da cultura popular do Maranhão e pelo sucesso da sexta edição da obra.

“Sempre acompanhei o seu trabalho, agradeço sua presença e iniciativa de levar o conhecimento sobre a cultura popular do Maranhão aos nossos alunos.”

A professora Carla Silvana também parabenizou a iniciativa de José Raimundo Rodrigues e relembrou a dedicação do jornalista em sempre valorizar e divulgar o Bumba meu Boi, brincadeira folclóricas do Maranhão que hoje é reconhecida como Patrimônio Imaterial pela UNESCO.

“Sempre acompanhei o seu trabalho no programa Maranhão TV todos os dias. Na hora do almoço a tv era ligada na Difusora para ver o que José Raimundo ia apresentar e sempre encerrava com uma toada de Bumba meu Boi.”

A palestra foi acompanhada por mais de 200 alunos do ensino médio. Os presentes fizeram questão de manifestar carinho e apreço ao jornalista pela longa história em defesa da cultura popular do Maranhão.

Duas alunas da escola aproveitaram para recitar os seus poemas, resultado de momentos de inspiração. O jornalista e escritor José Raimundo Rodrigues ouviu atentamente, as parabenizou e incentivou a continuarem escrevendo.

Conceição Aires manifestou satisfação pela presença do jornalista e o sucesso da palestra. A professora aproveitou para convidar o jornalista para ser o paraninfo dos formandos do terceiro ano da escola, no mês de janeiro do próximo ano.

“Foi excepcional, maravilhosa. Trazer esses conhecimentos para os nossos alunos, para essa nova geração, já despertando neles conhecimentos sobre a cultura é muito enriquecedor. Nós gostamos tanto que queremos estender o convite para que o senhor esteja conosco em janeiro para a colação de grau dos nossos alunos. Aguardamos sua presença.”

O livro “Primeiro Festival de Toadas de Bumba meu Boi do Maranhão” conta a história do evento que quebrou paradigmas e revelou a arte dos cantadores, principais personagens presentes nas manifestações da cultura popular do Maranhão que eram totalmente desconhecidos.

O Festival que marcou a história de centenas de fazedores da cultura, personagens que revivem a ancestralidade étnica da formação da população do estado, foi realizado no ano de 1986 através da iniciativa do jornalista José Raimundo Rodrigues, com apoio da TV Difusora e dezenas de empresas que apostaram no sucesso do evento. Mais de 10 mil pessoas compareceram na praça Deodoro, centro de São Luís. Um marco para a cultura popular do Maranhão que, nos anos 80, ainda sentia traços de discriminação por grande parte da sociedade.

José Raimundo Rodrigues é jornalista, pós-graduando em Gestão da Cultura Maranhense pela Escola de Governo do Maranhão, Radialista, Produtor Cultural e Escritor.

Créditos

You may also like