O laudo do Instituto de Polícia Científica (IPC) informou a causa da morte de Gerson de Melo Machado, de 19 anos, após invadir a jaula de uma leoa em João Pessoa. O documento ainda explicou o comportamento do animal.
Gerson de Melo Machado, que invadiu a jaula de uma leoa em João Pessoa, morreu em decorrência de ferimentos na região do pescoço, segundo o Instituto de Polícia Científica (IPC). O caso aconteceu no domingo (30), no Parque Arruda Câmara, mais conhecido como Bica.
O corpo passou por necrópsia, que estabeleceu a causa do óbito por hemorragia após ferimentos perfurantes e contundentes de vasos cervicais, localizados na região do pescoço. As informações divulgadas pelo laudo também apontaram que o animal não comeu o corpo em momento algum, apenas o atacou após grande estresse.
De acordo com o g1, um exame toxicológico complementar foi solicitado e deve ser concluído em 45 dias. O corpo de Gerson, de 19 anos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (1º), no Cemitério do Cristo, em João Pessoa.
O velório ocorreu no início da tarde, no próprio cemitério, e reuniu parentes e integrantes da assistência social que acompanharam o jovem nos últimos anos, conforme a família. Já o sepultamento aconteceu por volta das 15h.
Gerson morava com a avó no bairro de Mangabeira, na zona sul da capital paraibana. Os familiares relataram que a avó era uma das pessoas mais abaladas durante o velório.
Relembre o caso
O ataque ocorreu durante o horário de funcionamento do zoológico, no domingo (30). Segundo a prefeitura de João Pessoa, Gerson escalou uma parede de mais de seis metros, passou pelas grades que protegiam o recinto da leoa Leona e usou uma árvore para acessar o local. Logo depois, ele foi atacado pelo animal.
A TV Cabo Branco, afiliada à Globo, comunicou que ele tinha transtornos mentais e já havia sido preso mais de 10 vezes. A informação foi confirmada pela conselheira tutelar, Verônica Oliveira, que o acompanhou por 9 anos. Já o diretor da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Róger), Edmilson Alves, confirmou que ele foi detido 16 vezes.
A prefeitura também lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família da vítima, afirmando que a Bica segue normas técnicas e de segurança.

A tragédia chegou a ser gravada por visitantes no local. Em um vídeo que circula nas redes sociais, a leoa percebe a presença de Gerson à distância e caminha até a base da árvore. Ele chega a interromper a descida e encara o animal, que tenta avançar. No entanto, o rapaz volta a escorregar e, nesse momento, a leoa o puxa para o chão. Ele ainda corre por alguns metros, mas em seguida, o animal aparece com o focinho sujo de sangue.
O veterinário do parque, Thiago Nery, reforçou ao portal g1 que após o ataque, Leona ficou “estressada” e em “choque”. Ele disse que o animal respondeu aos comandos de treinamento e pôde ser contida sem o uso de armas ou tranquilizantes, embora todo o processo tenha levado um tempo por conta do estresse que ela passou.
ATENÇÃO: O vídeo abaixo contém imagens fortes. Assista:
Um homem invade jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa
Crédito: @/s3ufuturoex pic.twitter.com/urbiTv6BPV
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) November 30, 2025
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
