Home » Amanda Meirelles detalha cirurgia de lipedema: 'A melhora física é enorme, mas a emocional é ainda maior'

Amanda Meirelles detalha cirurgia de lipedema: 'A melhora física é enorme, mas a emocional é ainda maior'

by admin

Após anos sentindo dores nas pernas e com inchaços que não melhoravam, Amanda Meirelles recebeu o diagnóstico de lipedema e, cerca de um ano depois, em setembro último, passou por uma cirurgia para tratar a condição. “O que mais me incomodava era a dor constante e a sensação de peso nas pernas e só depois do diagnóstico consegui conectar tudo”, diz a médica e ex-BBB, de 34 anos.
Saiba-mais taboola
“Eu descobri o lipedema já na fase adulta, depois de muitos anos sentindo dores nas pernas e percebendo um inchaço que não melhorava com dieta ou exercício. Mesmo sendo médica, demorei um tempo para perceber que aquilo realmente não era normal. O que mais me incomodava era a dor constante e a sensação de peso nas pernas e só depois do diagnóstico consegui conectar tudo”, conta.
A doença vascular é crônica e causa acúmulo anormal de gordura nas pernas e, às vezes, nos braços. É uma alteração do tecido adiposo que causa dor, sensação de peso e queimação, além de sensibilizar as regiões afetadas e aumentar a tendência a hematomas. Amanda diz que, antes de recorrer à operação, uma lipoaspiração especializada para tirar a gordura doente, tentou tratamentos clínicos.
Amanda Meirelles
Reprodução/ Instagram
A paranaense conta ainda que, além das dores crônicas, a doença afetava a autoestima dela, que se sentia insegura em certas atividades do dia a dia. “Mexe com nossa percepção do corpo. Eu evitava algumas roupas curtas ou justas e ficava insegura em situações como praia ou piscina, porque sentia que meu corpo não correspondia aos meus esforços. Isso pesa emocionalmente, principalmente quando você tenta de tudo e não vê mudanças”.
“A melhora física é enorme, mas a mudança emocional é ainda maior. Voltei a me sentir confortável no meu corpo. É como se eu tivesse recuperado uma liberdade que nem percebia o quanto me fazia falta”, celebra.
Initial plugin text
Pós-cirúrgico delicado
Amanda contou com o apoio do namorado, o empresário Thiago Pennaforte, que ela considera essencial no processo de recuperação. “Ele esteve comigo o tempo todo. É muito importante ter alguém ao lado que entenda suas dores e te ajude a atravessar os momentos mais difíceis da recuperação. Esse apoio emocional fez toda a diferença”, diz. Eles estão juntos desde novembro de 2024.
Amanda Meireles e Thiago Pannaforte
Eduardo Martins/BrazilNews
“Fiz a cirurgia há dois meses e a recuperação exigiu paciência, cuidado e disciplina. É um processo delicado, com inchaço, uso de cintas compressivas e muita drenagem”. A médica diz que usou ainda produtos de skincare na região: “Minha cirurgiã e minha dermatologista indicaram alguns produtos da Avène para ajudar na recuperação da pele.
“Meus preferidos são a Água Termal (que reduz vermelhidões, desconforto e sensação de calor na pele) e o Cicalfate+, (creme reparador que auxilia na restauração da barreira cutânea)”, diz ela, que acabou se tornando embaixadora da marca.
Amanda Meirelles
Reprodução/ Instagram
Mudanças na rotina
Amanda conta que o pós procedimento, apesar de complicado, foi transformador em vários sentidos: “Não é apenas uma questão estética, mas de saúde e qualidade de vida. Eu sentia dores todos os dias. O tratamento do lipedema é multifatorial. Mantive uma alimentação equilibrada, focada em anti-inflamatórios naturais, e passei a priorizar exercícios de baixo impacto, como musculação leve e atividades que ajudam na circulação. Esses hábitos continuam sendo parte da minha vida”.
“Depois da cirurgia e de toda a jornada até aqui, passei a ter um autocuidado muito mais consciente. Minha rotina hoje inclui ainda mais cuidados específicos para minha pele sensível. Aprendi a olhar para mim com mais carinho”, completa.
Amanda Meirelles
Reprodução/ Instagram
Vida profissional pós-BBB
Além das mudanças na rotina pelo tratamento de lipedema, Amanda agora concilia a carreira na medicina com as responsabilidades de influenciadora digital, após conquistar milhões de seguidores no Big Brother Brasil 2023, do qual saiu campeã.
“O reality mudou completamente a minha vida. Antes eu vivia em uma UTI, pois era coordenadora e trabalhava mais de 100 horas semanais. Lá eu conseguia cuidar de algumas pessoas, mas hoje consigo atingir um público muito maior, que confia muito nas minhas informações”, diz ela, que recentemente abriu uma clínica.
Apesar de não atender no novo consultório, ela celebra a conquista: “É a realização de um sonho e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem se vida, pois todos os profissionais que contratei são altamente capacitados, além de muito humanos e empáticos, o que é essencial na medicina”.
“Amo ser médica, é realmente uma missão de vida e uso a minha voz para falar sobre saúde nas redes sociais e confesso que amo as milhares de perguntas que recebo diariamente, faço de tudo para ajudar as pessoas, e com muito amor. Quando saí do BBB, fui em um programa de TV pra falar sobre câncer de pele e falei de uma forma bem simples, o que fez com que muita gente procurasse especialistas e descobrisse no início a doença. Recebi inúmeras directs de agradecimento e isso me fez ter a certeza de que estava no caminho certo”, reflete.
Amanda Meirelles
Divulgação
2026
Já em clima de fim de ano, Amanda diz que os planos para 2026 incluem dedicação à vida profissional e à nova clínica. “Quero continuar crescendo como médica e aprofundando meu trabalho de comunicadora sobre temas de saúde e levando informações ao público sobre diversos temas, em parceria com meus colegas médicos”.
“Espero fortalecer cada vez mais a minha clínica como um espaço de acolhimento e informação”, fala. Na vida pessoal, ela conta que tem o sonho de ser mãe, mas não como desejo imediato: “Ser mãe é o grande sonho da minha vida e tenho certeza de que isso vai acontecer, mas no momento certo”.
Amanda Meirelles
@kalebeoliveiraph

Créditos

You may also like