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Férias escolares exigem adaptação para rotina de jovens do espectro autista

by admin

 Fim do ano escolar exige algumas adaptações

As crianças e adolescentes estão terminando o ano escolar, e com isso, mais uma temporada de aprendizados. De acordo com o Censo Escolar 2024, a quantidade de matrículas de alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) saltou de 636 mil para 918 mil em 2024, um aumento de 44% em relação ao ano anterior.

Porém, se durante o ano todo os jovens autistas possuem suas rotinas conectadas com a escola, o período de férias que se aproxima representa uma certa mudança no dia a dia dos estudantes, o que pode gerar algum estranhamento.

Mariana Alves Leite, neuropediatra da Afya Educação Médica Curitiba, aponta algumas medidas, por parte da família, que podem suavizar a transição entre a rotina escolar e o período de férias. Para ela, quanto mais bem planejado for este momento, melhor os jovens e os pais poderão curtir estes dias.

“Para que esse descanso seja leve e seguro, é necessário planejar a rotina desses dias com carinho. É essencial organizar uma rede de apoio, marcar encontros com coleguinhas da escola, propor brincadeiras e interações. São ações que ajudam a manter o emocional da criança regulado e a proporcionar momentos de diversão”, afirma a neuropediatra.

Um dos maiores trunfos que os pais podem utilizar, neste contexto, é a inserção de atividades físicas, pois ela tem a capacidade de fazer com que as crianças e adolescentes gastem mais energia, ocupando o tempo que, nas férias, está livre.

“Com as férias, surge a tentação de deixar os filhos mais ociosos, porém quanto mais tempo sem atividades, maior a chance de agitação e frustração, o que pode afetar o humor, o sono e o comportamento. Uma alternativa é inserir atividades físicas na rotina, como a natação, que gasta energia, acalma e traz serenidade. É importante equilibrar descanso e estímulo, respeitando o tempo da criança sem abrir da sua evolução”, pontua Mariana.

Diferentes níveis, diferentes necessidades

O TEA compreende três níveis de suporte, que geram diferentes evoluções na autonomia, na comunicação e na dependência de cada pessoa dentro do espectro autista. Para os jovens em férias escolares, estes níveis também exigem estratégias variadas para que eles e toda família consigam curtir este momento de descanso, como explica a especialista da Afya Curitiba.

“No nível de suporte 1, é fundamental aproveitar talentos, interesses e hiperfocos da criança ou do adolescente, pois isso estimula a criatividade. Já no nível 2, é essencial avaliar a comunicação verbal e a autonomia da criança, para adaptar as atividades à sua realidade. Porém, para quem está no nível 3, que são os não-verbais e com maior dependência, a rotina deve ser minimamente alterada, priorizando ambientes tranquilos, contato com a natureza e atividades que favoreçam o conforto sensorial”.

Sobre a Afya – A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

(Imagem da Prefeitura de São Gonçalo-RJ)

Site SENAI

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