O atacante Walter vai para o seu 25º clube da carreira. Aos 36 anos, o jogador que fez história por Athletico, Goiás e Fluminense, por exemplo, agora será reforço do Atlético de Alagoinhas, time do interior da Bahia e que virou SAF recentemente, na próxima temporada.
No Carcará, Walter vai ter um calendário cheio em 2026 com a Primeira Divisão do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil. A estreia da equipe na temporada está prevista para o dia 11 de janeiro diante do Vitória, clube que o atacante também já atuou, fora de casa, pela primeira rodada do Baianão.
O Atlético de Alagoinhas recentemente, vale lembrar, conquistou os Estaduais de 2021 e 2022, quebrando uma hegemonia da dupla Ba-VI no estado. Na edição deste ano, foi quarto colocado, caindo nas semifinais para o próprio Vitória. Por curiosidade, no mês passado, Walter tinha sido anunciado pelo Samambaia, do Distrito Federal, mas nem chegou a jogar e agora mudou de clube.
Walter emagreceu quase 40 quilos em 2025
Em 2025, o atacante Walter anunciou nas suas redes sociais que havia perdido quase 40 quilos. Com problemas para perder peso, o atleta passou de 134 para 95 quilos no meio do ano. E seguiu em forma até o fim da temporada quando conseguiu acesso à elite do futebol sul-matogrossense com a camisa do Clube de Regatas Aquidauana (CRA), em outubro.
Defendendo o Aquidauana, Walter foi titular em todas as oito partidas do clube na competição estadual, marcando dois gols. No total da temporada de 2025, o atacante somou 21 jogos e quatro gols, atuando por três clubes diferentes: Guarany-AL, Tupy-GO e o próprio CRA-MS.
Walter teve passagens marcantes pelo Athletico
Walter fez história no Athletico. Para além de boas atuações no Furacão, ficou marcado por seu carisma e polêmicas com a balança. Entre 2015 e 2016, foram 73 partidas, com 16 gols e seis assistências. No segundo ano, o atacante conquistou a taça do Paranaense em pleno Couto Pereira e, após o Athletico fazer 5 a 0 sobre o Coritiba no agregado na finais, soltou a frase em provocação ao rival: “Hoje vou comer cinco coxinhas”.
Após vestir a camisa rubro-negra, Walter passou por Goiás, Atlético-GO, Paysandu e CSA. As dificuldades com o peso passaram a afetar a carreira do atacante, que ficou suspenso por uma temporada por ter caído no doping por conta do uso de medicações para emagrecer.
Em uma espécie de reabilitação, o jogador foi abraçado pelo Athletico novamente em 2020. O clube ajudou o atleta a se recuperar fisicamente. Ele disputou 21 jogos e marcou um gol na Libertadores na sua volta. Mas as dificuldades seguiram. Desde 2021, o atacante tem rodado por equipes brasileiras de menor expressão.
Veja todos os 25 clubes da carreira de Walter:
- Atletico de Alagoinhas
- Samambaia
- Aquidauana
- Tupy-GO
- Murici Sport
- Rolim de Moura
- São Borja
- Pelotas
- Afogados da Ingazeira
- Goiânia
- Amazonas
- Santa Cruz-PE
- Botafogo-SP
- São Caetano
- Vitória
- Athletico
- CSA
- Paysandu
- Atlético-GO
- Goiás
- Fluminense
- Cruzeiro
- Porto
- Inter
- São José-RS
