Home » Homenagem a Zilah Machado, Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva encerra Semana Nacional do Samba em Porto Alegre

Homenagem a Zilah Machado, Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva encerra Semana Nacional do Samba em Porto Alegre

by admin

Os principais compositores de samba do Rio Grande do Sul, Zilah Machado, Lupicínio Rodrigues e Túlio Piva, serão homenageados no encerramento da Semana Nacional do Samba, em Porto Alegre, neste domingo (7).

O projeto Memória Popular promove uma roda de samba, no final da tarde, com início às 17h, na Travessa dos Venezianos, no bairro Cidade Baixa. O evento é gratuito e de acesso livre.

Justa homenagem

Túlio Piva será o primeiro a ser lembrado. Ele marcou a história da música do Rio Grande do Sul e do país, sendo consagrado pelo seu dedilhado de violão que tinha influência de ritmos que iam do tango ao samba.

Suas músicas serão apresentadas pelo neto, Rodrigo Piva, que mantém viva a memória e o acervo do avô. Entre os sucessos apresentados estarão Pandeiro de prata, Bonito é o samba, Tem que ter mulata e Gente da noite.

O repertório de Lupicínio Rodrigues, conhecido como Lupi, será interpretado por Gabo Maciel. Lupi foi o criador da expressão “dor de cotovelo” e de grandes sucessos. Gabo cantará composições como Se acaso você chegasse, Torre de Babel, Ela disse-me assim, Felicidade e Nervos de aço.

O encerramento será dedicado a Zilah Machado, a “dama do samba gaúcho” e afilhada de Lupi. Zilah foi cantora e compositora, e seu último trabalho, o álbum Ziriguidum, no qual apareceu como percussionista, lhe rendeu uma menção especial do Prêmio Açorianos de Música.

A cantora Glau Barros, que já realizou diversos trabalhos exaltando a história de Zilah, encerrará o evento com as principais composições da artista. A apresentação também conta com a participação especial de Gelson Oliveira.

Produção e apoio

O projeto Memória Popular já teve outras edições. A banda base que acompanhará as apresentações é composta por Igorzinho Peres, Luis Arnado, Mário Martins, João Vicente, Giovanni Berti, Sabryna Pinheiro e Marquinhos Nunes.

A idealização do evento é de Igorzinho Peres, com concepção e direção artística de Heloísa Peres, e direção musical e arranjos de Luís Mauro Filho. A produção executiva é de Michelle Rodrigues. O projeto tem financiamento da Sedac através da PNAB RS nº 32/2024 e PNAB Porto Alegre, além de apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, TVE e FM Cultura. A realização é da HD Arte.

Serviço

Apresentação | Memória Popular

Data: Domingo – 7 de dezembro

Local: Travessa dos Venezianos – Cidade Baixa/Porto Alegre

Horário: 17h

Evento gratuito | Acesso livre | Acessível

Créditos

You may also like