Ribeirão Preto (SP) – Paranaense de Rolândia, Vitória Marchezini, de 20 anos, número 3 do mundo, e a paulistana Sophia Chow conquistaram no sábado o título do Sand Series Finals, em Ribeirão Preto (SP), competição que contou com as oito melhores duplas do mundo, com premiação total de US$ 125 mil. Na decisão, derrotaram a dupla da brasileira Rafaella Miiller e da venezuelana Patrícia Diaz, por 6/3 e 7/5.
Marchezini e Chow começaram a campanha perdendo para as russas Elizaveta Kudinova e Anastasiia Semenova na fase de grupos, mas se recuperaram vencendo os quatro jogos seguintes. Elas passaram na segunda rodada por Sofia Cimatti e Greta Giusti, da Itália, e por Flaminia Daina, da Itália, e Marcela Vita, do Brasil. Na semifinal, derrotaram a atual melhor dupla do mundo, formada pelas italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, por 6/4, 3/6 e 7/5.
Com a conquista, elas somarão 800 pontos no ranking e ficarão com 5.542 contra 5.950 de Gasparri e Valentini, reduzindo em mais de 500 pontos a desvantagem na semana anterior, informa a assessoria de Marchezini.
“Resiliência, emoção, superação. Estou muito feliz. Era um torneio muito difícil. A semifinal foi muito dura, estava muito quente, areia muito fofa. Terminar a temporada (regular) assim é muito especial”, disse Marchezini.
A conquista é a 35ª na carreira de Marchezini e oitava na temporada. Ao lado de Chow, agora são 20 títulos. Em 2025, elas brilharam sobretudo no segundo semestre, Faturaram também o Sand Series de Aruba, o mais tradicional do esporte, Ribeirão Preto e Brasília. Ganharam também o Macena Open em Marechal Deodoro (AL). Na próxima semana, as duas defendem o Brasil na Copa do Mundo, que acontece também em Ribeirão Preto.
