Neste domingo (7), atos em todo país irão denunciar que o Brasil enfrenta uma epidemia de violência contra a mulher e aumento dos casos de feminicídio. A mobilização nacional chamada de Levante Mulheres Vivas é convocada por coletivos, movimentos populares e organizações feministas.
O chamado às ruas ocorre diante de casos de violência brutal contra mulheres que ganharam repercussão nas últimas semanas. Na última sexta-feira (5), um soldado foi preso em flagrante pela morte da jovem Maria de Lourdes em um batalhão do Exército no Distrito Federal.
O crime está sendo investigado como caso de feminicídio. Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas desse tipo de crime, segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), do Ministério das Mulheres.
Os casos recentes chamam atenção pela crueldade e misoginia, como é chamado o ódio pelas mulheres. Em São Paulo, uma mulher teve as pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-namorado; no Rio, duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) foram mortas a tiros por um homem que não aceitava ser chefiado por mulheres.
Em manifesto coletivo, o Levante Mulheres Vivas aponta a fragilidade da rede de proteção prevista em lei e a disseminação de discursos de ódio contra mulheres nas redes sociais como agravantes do cenário de violência.
“É igualmente urgente reconhecer a misoginia como crime específico, uma vez que manifestações de ódio, desprezo, violência simbólica e ataques dirigidos a mulheres pelo gênero estruturam e sustentam todas as formas de violência, inclusive o feminicídio. O enfrentamento à violência exige que o Estado trate a misoginia como questão jurídica, social e institucional prioritária”, afirma o texto.
As cidades de Porto Alegre (RS), Belém (PA), Joinville (SC) e Cuiabá (MS) realizaram mobilizações no sábado (6), e Salvador (BA) no próximo domingo (14).
Veja a lista de atos confirmados neste domingo:
São Paulo (SP) – 14h, vão do Masp
Rio de Janeiro (RJ) – 12h, Posto 5 – Copacabana
Brasília (DF) – 10h, Feira da Torre de TV
Curitiba (PR) – 10h, Praça João Cândido – Largo da Ordem
Cuiabá (MT) – 14h, Praça Santos Dumond
Campo Grande (MS) – 13h, em frente ao Aquário do Pantanal
Manaus (AM) – 17h, Largo São Sebastião
Parnaíba (PI) – 16h, em frente ao Parnaíba Shopping
Belo Horizonte (MG) – 11h, Praça Raul Soares
Porto Alegre (RS) – 17h, Praça da Matriz
São José dos Campos (SP) – 15h, Largo São Benedito
Salvador (BA) – 10h, Barra (do Cristo ao Farol)
São Luís (MA) – 9h, Praça da Igreja do Carmos (Feirinha)
Belém (PA) – 8h, Boulevard Gastronomia
Teresina (PI) – 17h, Praça Pedro II
Roraima (RR) – 16h30, Assembleia Legislativa
