O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, disse que a ultrapassagem de Oscar Piastri sobre Lando Norris na primeira volta do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 foi discutida com antecedência, pois os pneus duros de Piastri ajudariam a aumentar a pressão sobre o líder Max Verstappen.
Piastri, que largou em terceiro lugar, passou Norris em segundo com uma manobra limpa pelo lado de fora da curva à esquerda da Curva 9, de velocidade média, rebaixando Lando para a posição mais baixa em que ele poderia terminar para garantir o campeonato mundial.
A manobra se encaixou no mantra da McLaren de deixar seus pilotos correrem, já que Piastri precisava de uma vitória para manter vivas suas pequenas esperanças de título. Mas como ele havia largado com os pneus duros, em comparação com os médios de Verstappen e Norris, havia também um componente estratégico na mudança de posição.
O composto C3 da Pirelli era mais resistente, mas era pouco mais lento que o C4 médio, o que a McLaren esperava que permitisse a Piastri colocar mais pressão sobre o líder Verstappen.
“Obviamente, queríamos ter uma corrida absolutamente limpa na primeira volta”, explicou Stella. “Mas também discutimos – com Oscar em um pneu duro – não dificultar a vida de Oscar para que ele assumisse o segundo lugar e depois tentasse atacar Verstappen – era uma opção estratégica que Lando estava apoiando”.
“Foi uma ultrapassagem boa e justa de Oscar, mas, por si só, esse é um cenário que discutimos, então não foi a mais difícil das batalhas, porque havia um interesse geral”.
Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Andrea Stella, McLaren, Zak Brown, McLaren
Foto de: Andy Hone/ LAT Images via Getty Images
“Todos estavam certos de que o pneu duro teria sido um bom pneu. E se houver alguém com um pneu duro perseguindo alguém com um médio, o que está com o médio precisa forçar e, em algum momento, pode ter que ir para os boxes”.
Mas o desafio de Piastri logo estagnou, e Verstappen manejou seus pneus com perfeição para garantir uma margem pequena, mas confortável, o que enfatizou ainda mais que a Red Bull era rápida o suficiente para lidar com qualquer coisa que o australiano ou Norris pudessem lançar contra o holandês.
“Ficamos um pouco surpresos com o fato de Max conseguir andar tanto tempo e tão rápido com os pneus médios”, admitiu Stella.
Piastri estendeu seu primeiro stint até a volta 41, quando Norris tinha acabado de fazer seu segundo pitstop e Verstappen estava com seu conjunto de pneus duros há 18 voltas.
Mas, embora Piastri tenha inicialmente ganhado um segundo por volta em relação ao líder Verstappen, a diferença se estabilizou e Max conquistou sua oitava vitória da temporada com 12 segundos de vantagem sobre Oscar, com um Lando outros quatro segundos atrás, mas comemorando seu primeiro título mundial.
“A Red Bull provou ser o carro mais rápido mais uma vez”, observou Stella. “Acho que eles fizeram um trabalho muito bom para superar algumas dificuldades. No meio da temporada, eles nos deram um enorme desafio para vencê-los na pista”.
“Muitas vezes não conseguimos, mas é importante que tenhamos conseguido fazer isso no campeonato com Lando. Não estou nem um pouco surpreso que eles estejam terminando a temporada com provavelmente o melhor carro”.
Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
