Apoiada pelo Sebrae, comunidade recebe 2º lugar no Prêmio Nacional de Turismo e evidencia a importância do turismo com identidade e preservação.
O turismo nos Lençóis Maranhenses ganhou destaque nacional com a conquista do 2º lugar no Prêmio Nacional de Turismo pela comunidade Bar da Hora, uma das comunidades com iniciativas do turismo apoiadas pelo Sebrae Maranhão. A premiação, realizada no último dia 03 de dezembro, em Brasília, chegou à sua 4ª edição e reforça a força do turismo sustentável desenvolvido na região. Este é o segundo reconhecimento nacional recebido pela comunidade, que vem se destacando pela organização das experiências turísticas, preservação ambiental e modelo comunitário de gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atuação junto ao povoado ocorre por meio de iniciativas como o Projeto Rota das Emoções, a Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, entre outras ações que fortalecem o turismo responsável, promovem qualificação e impulsionam a economia local.
Para a presidente da Associação de Moradores, Neusa Oliveira, o reconhecimento traduz o esforço de um trabalho construído com dedicação e união. Segundo ela, o resultado surpreendeu e emocionou os moradores, que enxergam na conquista uma oportunidade de ampliar horizontes. “Quando recebemos a notícia de que estávamos entre as finalistas já ficamos muito felizes, porque sabíamos que havia a possibilidade de conquistar o bronze. Mesmo à distância, foi emocionante ver a nossa comunidade, o Bar da Hora alcançar esse reconhecimento nacional”, celebrou.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), valoriza iniciativas inovadoras que impactam positivamente o setor turístico brasileiro. A premiação reconhece projetos que geram emprego, renda, inclusão social e sustentabilidade ambiental, critérios que a comunidade Bar da Hora vem consolidando com excelência.

Bar da Hora, lugar de sossego
O Bar da Hora é uma vila tradicional de pescadores às margens do rio Preguiças, entre Atins e Mandacaru, inserida na zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com cerca de 100 casas e aproximadamente 600 moradores, a comunidade preserva o modo de vida ribeirinho, a pesca artesanal e a cultura caiçara, ao mesmo tempo em que aposta no turismo de base comunitária, com hospedagens familiares, gastronomia típica, passeios de lancha, caiaque, trilhas e visitas aos “quintais sustentáveis” da vila.
O Sebrae Maranhão tem desempenhado papel determinante nesse processo de transição: por meio de capacitações, consultorias e ações de apoio à estruturação turística e empreendedora da comunidade, a instituição auxiliou o Bar da Hora a organizar eventos culturais e turísticos, profissionalizar o atendimento, fortalecer a economia local e valorizar práticas sustentáveis.
