Home » Saiba tudo sobre o teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi

Saiba tudo sobre o teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi

by admin

Depois que a era do efeito solo acabou com o final da temporada em Abu Dhabi, o foco total pode mudar para os novos regulamentos da Fórmula 1. Para a próxima temporada, o livro de regras técnicas passará por uma revisão completa: novos motores, chassis e pneus da Pirelli. Com isso, os pilotos voltarão à pista de Yas Marina para os testes de pós-temporada na terça-feira (09).
Leia também:

O diâmetro do pneu permanecerá em 18 polegadas, embora os próprios pneus sejam um pouco menores. A ideia inicial da FIA era mudar para 16 polegadas a fim de economizar ainda mais peso, mas a Pirelli não foi a favor dessa mudança – em parte devido à sua relevância para os carros de estrada.

No entanto, os pneus sofrerão mudanças significativas. Além do tamanho e da construção, a Pirelli também desenvolveu compostos totalmente novos. A marca italiana pediu a todas as equipes de F1 que enviassem seus níveis de downforce previstos para o final da próxima temporada, mas isso se mostrou desafiador, levando a diferenças significativas nas simulações fornecidas.

“Foi mais difícil para as equipes estimarem o desempenho de seus carros de 2026 no final da temporada. Mas precisávamos dessas simulações porque precisávamos projetar um produto que durasse um ano. Se eles nos derem apenas uma ideia do desempenho do carro no início da temporada, e se não soubermos qual será a taxa de desenvolvimento, será difícil para nós”, explicou Mario Isola, chefe de automobilismo da fabricante italiana.

Devido à variação inicial nas simulações de fim de temporada, a Pirelli tentou desenvolver um amplo espectro de compostos. Isso permite que a fornecedora italiana de pneus ajuste suas seleções para corridas específicas, mais duras ou mais macias, se os níveis de downforce no mundo real forem maiores ou menores do que as equipes previram.

Testes com “carros-mula”: como funciona?

Além dessas simulações, a Pirelli usou os chamados “carros-mula” como base para o desenvolvimento dos compostos de 2026. São carros da era do efeito solo que foram modificados para imitar os níveis de downforce do próximo ano.

Não é possível ser totalmente preciso, pois os carros de 2026 terão muito menos downforce e se beneficiarão da aerodinâmica ativa, mas as equipes tentam chegar o mais próximo possível por meio de níveis reduzidos de asa e alturas de carro alteradas.

As asas dianteiras e traseiras funcionam com uma carga substancialmente menor do que o normal, com o objetivo de atingir cerca de vinte a trinta por cento menos downforce.

A Pirelli declarou anteriormente que os testes com os carros-mula não eram totalmente representativos, pois as diferenças entre as equipes eram bastante grandes. Isso agora melhorou, explica Isola.

“Discutimos algumas limitações com as equipes, com base nos primeiros testes. Por exemplo, decidimos evitar sobrecarregar os pneus nas retas. Estávamos testando com um limite de velocidade de 290 ou 300 km/h, porque claramente eles terão muito menos downforce nas retas no próximo ano. Então, combinamos algumas metodologias de teste com as equipes. Graças a essas metodologias, foi possível obter um feedback dos carros-mula um pouco mais coerente, mais próximo [da realidade]”.

O trabalho de teste em Abu Dhabi não mudará os pneus de 2026 em si. Os pneus do próximo ano já foram homologados, embora os dados de terça-feira ainda possam ajudar a Pirelli, por exemplo, na seleção de compostos para as várias corridas.

Para o teste de Abu Dhabi, cada equipe recebeu um jogo do novo composto C2 e três jogos do C3, C4 e C5. A Pirelli também tem os intermediários de chuva disponíveis no Yas Marina Circuit. O C1 e o composto para chuva pesada de 2026 não foram levados para as sessões.

Quem estará pilotando durante o último dia de F1 de 2026?

Além de um carro-mula por equipe, cada equipe também terá um carro padrão de 2025. Isso é para o chamado teste de piloto jovem, destinado a dar aos novatos mais tempo de pista. O alinhamento completo por equipe pode ser encontrado na tabela abaixo. 

Max Verstappen disse que está “extremamente feliz” por não estar correndo na terça-feira, com a Red Bull optando por colocar o recém-promovido Isack Hadjar no carro-mula – dando-lhe uma sensação inicial dos pneus 2026. Em equipes como McLaren e Ferrari, os dois pilotos titulares correrão metade do dia.

O teste de pneus e de jovens pilotos será realizado das 9h00 às 18h00, horário local (ou 2h às 11h, no horário de Brasília), no Circuito Yas Marina. O Motorsport.com trará para você os detalhes das sessões!

Pilotos das sessões de pós-temporada em Abu Dhabi:

Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA

Ouça versão áudio do Podcast

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

We want your opinion!

What would you like to see on Motorsport.com?

Take our 5 minute survey.

– The Motorsport.com Team

Créditos

You may also like