Home » Trajetória e prêmio de melhor técnico do Brasileirão 2025

Trajetória e prêmio de melhor técnico do Brasileirão 2025

by admin

O técnico Rafael Guanaes, do Mirassol, e que teve passagem pelo Athletico, foi premiado como o melhor treinador do Brasileirão 2025. O prêmio foi entregue no Bola de Prata, dos canais ESPN, nesta segunda-feira (8).

O comandante de 44 anos liderou a campanha histórica do Mirassol em sua primeira participação na Série A. A equipe do interior paulista, recém-promovida à elite, terminou o torneio nacional na quarta colocação, com 69 pontos. Foram 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas, um aproveitamento de 58%. Com isso, o Mirassol garantiu vaga antecipada e disputará a Libertadores pela primeira vez em sua história.

Guanaes iniciou a temporada 2025 como técnico do Atlético-GO, mas foi demitido após um empate por 1 a 1 contra o Inhumas, no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Goiano. A passagem durou 13 jogos, com cinco vitórias, seis empates e duas derrotas, com 53% de aproveitamento.

11 dias depois, Guanaes foi anunciado pelo Mirassol, que havia demitido Eduardo Barroca em fevereiro, após cinco jogos sem vitória.

Rafael Guanaes foi aposta de Ronaldo Fenômeno e passou pelo Operário

Natural de São Paulo, Guanaes construiu a carreira no interior paulista, passando por Joseense, São José dos Campos, São Carlos, Monte Azul e Votuporanguense. Nesse período, foi campeão da Série B do Campeonato Paulista pelo São Carlos, em 2015, e da Copa Paulista de 2018, pelo Votuporanguense.

O salto na carreira veio no fim de 2018, quando foi contratado pelo Athletico. Guanaes chegou ao clube com a missão de iniciar o projeto da equipe de aspirantes para a disputa do Campeonato Paranaense. No Furacão, passou a trabalhar em uma estrutura de ponta e a conviver com a pressão de um grande clube.

Os resultados apareceram rapidamente. Em 2019, o treinador superou vaias e críticas na estreia e conquistou o título estadual. Na base rubro-negra, ainda foi vice-campeão brasileiro. Apesar de desejar comandar a equipe principal, não recebeu a oportunidade da diretoria.

Guanaes e Jaderson comemoram título do Athletico do Paranaense 2019. (Foto: Reinaldo Reginato/Fotoarena/Icon Sport).

Com isso, deixou o Athletico e assumiu o Sampaio Corrêa em 2021. Depois, passou pela Tombense, onde conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro.

Após sua saída da Tombense, Guanaes teve o nome avaliado para ser auxiliar técnico permanente do Cruzeiro, ainda sob a gestão de Ronaldo Fenômeno. A ideia era prepará-lo para liderar a comissão técnica futuramente. Porém, ele permaneceu pouco tempo no clube: uma proposta do Novorizontino o tirou da Toca da Raposa.

A passagem pelo Novorizontino não foi bem-sucedida, e ele retornou ao futebol paranaense em 2023 para comandar o Operário. Foram duas temporadas no Fantasma, deixando o clube muito próximo do acesso. No ano passado, o Alvinegro terminou a Série B na sétima colocação, a melhor campanha de sua história na Segundona.

Nesta temporada, Rafael Guanaes acabou demitido do Atlético-GO após a eliminação no Estadual. Porém, recebeu a oferta do Mirassol e, agora, celebra o melhor trabalho de sua carreira em sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.

Siga o UmDois Esportes

Créditos

You may also like