Acordo determina venda de lojas para mitigar concentração; negócio cria grupo com faturamento anual estimado em R$ 7 bilhões
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta 4ª feira (10.dez.2025) a fusão entre Petz e Cobasi, maior operação já registrada no varejo pet do país. A decisão, tomada com restrições, permitirá a criação de um grupo que soma cerca de R$ 7 bilhões em vendas anuais em um setor que movimenta R$ 80 bilhões por ano.
O negócio estava em análise desde novembro de 2024 e havia sido aprovado pela Superintendência-Geral do Cade em 2 de junho. Para autorizar a operação, o conselho exigiu a assinatura de um ACC (Acordo em Controle de Concentração). O pacote determina a venda de unidades das duas redes para reduzir riscos concorrenciais, sobretudo em São Paulo, principal ponto de concentração identificado pelo órgão.
O relator, conselheiro José Levi, não informou o total de lojas que será desinvestido, mas declarou que as negociações avançaram até atingir o mínimo considerado adequado pelo tribunal. Segundo ele, o ACC “não é perfeito”, mas cria um cenário concorrencial melhor do que o atual.
Em fato relevante, a Petz informou em fato relevante que o desinvestimento envolve 26 unidades no Estado. Juntas, representam cerca de 3,3% da receita combinada das empresas no último ano. Eis a íntegra (PDF – 69 kB).
concorrentes
A área técnica do Cade havia mostrado, nos estudos iniciais, que a fusão poderia elevar preços em locais onde Petz e Cobasi concentravam participação, chegando a mais de 40% do mercado em 173 municípios. Após novas análises, o número de áreas sensíveis foi reduzido para cerca de 100.
A pressão da concorrente Petlove levou o processo ao Tribunal do Cade, depois que a Superintendência-Geral havia aprovado a operação sem restrições. A empresa defendia a venda 105 lojas no Estado de São Paulo e manifestou interesse em adquirir parte das unidades. Pelo menos outra empresa também já indicou ao Cade que pretende disputar esses ativos.
NOVA FORMAÇÃO
O acordo societário determina que os acionistas da Cobasi fiquem com 47,4% da nova companhia, enquanto os da Petz terão 52,6%. A expectativa é de geração de sinergias estimadas em R$ 330 milhões.
O grupo resultante terá mais de 480 lojas no país, distribuídas em cerca de 20 Estados.
