O grande momento de João Fonseca no tênis, alcançando o posto de 24 do mundo, também rende ascensão meteórica fora das quadras ao jovem de 19 anos.
O jovem prodígio brasileiro João Fonseca enfrentou o número um do mundo, Carlos Alcaraz, em uma partida do Miami Tennis Invitational, exibição que ocorreu na última segunda-feira (8). O duelo aconteceu no LoanDepot Park, estádio do Miami Marlins, time de beisebol, onde mais de 20 mil pessoas presenciaram a vitória do tenista espanhol por dois sets a um (7/5, 2/6 e 10-8).
Após a partida, Carlos Alcaraz elogiou João Fonseca, destacando que foi um grande confronto e uma ótima experiência para todos. “Foi um jogo muito bonito contra o João, foi um prazer, demonstramos isso, creio que as pessoas curtiram, foi uma experiência muito bonita de enfrentar o João. No final tivemos várias coisas, jogamos vários pontos sérios e outros divertidos e a partida foi séria de um bom ritmo, com muito caráter. O bonito é que tivemos as duas coisas”, afirmou Alcaraz em entrevista para o GE TV.
O tenista carioca vem conquistando espaço nas quadras, sendo o principal atleta brasileiro da modalidade, ocupando o 24º lugar do ranking mundial, o mais jovem a aparecer nos 100 melhores desde Carlos Alcaraz. Aos 19 anos já acumula seis troféus em sua galeria como o Challenger 75 de Lexington (2024), Next Gen ATP Finals (2024), Challenger 125 de Camberra (2025), ATP 250 de Buenos Aires (2025), Challenger 175 de Phoenix (2025) e ATP 500 da Basileia (2025).
Ao mesmo tempo, a modalidade cresce cada vez mais, com o duelo de João Fonseca contra o número um do mundo gerando grande repercussão, somando mais de 760 mil visualizações na GE TV. A ESPN apresentou um aumento de 53% no faturamento com o tênis em relação a 2024, além disso, a emissora fechou com 16 parceiros comerciais para a transmissão dos torneios em 2026.
Além de ser grande sucesso dentro das quadras, João Fonseca também aparece com destaque fora delas, realizando parcerias com grandes marcas, expandindo sua visibilidade e colocando-o como um dos atletas brasileiros mais influentes. Recentemente, o tenista fechou acordo com a Claro, aumentando sua lista de patrocinadores, que também conta com Mercado Livre, Rolex, On, Yonex e XP Investimentos.
