Home » Atriz veterana faz 91 anos e revela perda da visão: ‘Não reconheço mais ninguém’

Atriz veterana faz 91 anos e revela perda da visão: ‘Não reconheço mais ninguém’

by admin

Judi Dench, uma das maiores intérpretes da história do cinema e do teatro britânico, completou 91 anos no último dia 9 de dezembro — e celebrou a data em meio a um momento delicado de sua vida pessoal. Em entrevista recente ao ITV News, a vencedora do Oscar revelou que sua visão tem se deteriorado rapidamente devido à degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença diagnosticada em 2012.

Não, porque eu não consigo mais enxergar”, respondeu Judi ao ser questionada sobre seu afastamento das câmeras. Sentado ao seu lado, o amigo e colega Ian McKellen (86) tentou confortá-la: “Nós conseguimos ver você”. Judi sorriu, mas reconheceu o impacto da doença: “Sim, consigo ver seu contorno e sei quem você é pelo seu cachecol de Macbeth. Mas não reconheço mais ninguém”.

A atriz contou que a condição impede tarefas básicas do dia a dia: ela não consegue ler, assistir à televisão ou identificar amigos ao redor. Por causa da perda progressiva da visão, seu último trabalho no cinema foi Allelujah (2022). Desde então, suas aparições têm se limitado a documentários nos quais participa como ela mesma.

Com doença degenerativa nos olhos, Judi Dench não consegue escrever e cortar a própria comida – Foto: Getty Images

Uma batalha que não começou agora

Não é a primeira vez que Judi fala sobre os desafios impostos pela DMRI. Em outubro de 2022, então com 87 anos, ela contou ao jornalista Louis Theroux (55) que já não era capaz de ler — uma das primeiras perdas provocadas pela doença. Na época, admitiu que precisava encontrar novas formas de trabalhar e viver com a condição.

Tenho que me forçar a uma nova maneira de trabalhar. Tenho uma memória fotográfica, então, se me dizem ‘esta é a sua fala’, eu consigo memorizar. Tenho muitas pessoas que me ajudam. Vou me adaptar, sei que vou”, disse ela, otimista.

Em outro momento, relatou até situações embaraçosas resultantes da baixa visão, como um jantar no qual seu companheiro desde 2010, David Mills, precisou cortar sua comida e lhe oferecer garfadas: “Eu não sabia o que estava no prato. Fiz o melhor que pude”, comentou com humor à época.

Apesar das limitações, Judi sempre deixou claro que não pretende se aposentar — apenas adequar seu ritmo às possibilidades que a saúde permite.

Assista a um trecho de Notas Sobre um Escândalo (Notes on a Scandal) com Judi Dench:

Carreira monumental

Nascida em 9 de dezembro de 1934, em North Yorkshire, na Inglaterra, Dame Judith Olivia Dench cresceu em um ambiente profundamente ligado ao teatro: seu pai, Reginald, chegou a dirigir o York Theatre Royal; sua mãe, Eleanora, era responsável pelo guarda-roupa. Ainda jovem, frequentou a tradicional Mount School, convertendo-se à religião Quaker, e depois ingressou na Central School of Speech and Drama, onde estudou ao lado de Vanessa Redgrave (88).

A carreira de Dench atravessa mais de sete décadas, com trabalhos marcantes no cinema, teatro e televisão, colecionando 1 Oscar, por Shakespeare Apaixonado (1998), BAFTAs, Olivier Awards, Globos de Ouro, entre outros prêmios. Em 1998, recebeu o título de Dame of the British Empire (DBE), concedido pela rainha Elizabeth II (1926-2022), por sua contribuição às artes cênicas.

Entre seus papéis mais lembrados estão a rainha Victoria em Mrs. Brown, a escritora Iris Murdoch em Iris, a dona do cabaré em Mrs. Henderson Presents e a inesquecível M, chefe do MI6, na franquia 007. Em 2016, aos 81 anos, fez sua primeira tatuagem: “Carpe Diem”.

Créditos

You may also like