Publicado a
O primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, convoca os agricultores para um diálogo no dia da grande mobilização dos agricultores no porto de Salónica.
“O Estado está aberto ao diálogo e é por isso que estarei à espera, no meu gabinete, na segunda-feira à tarde, às 17 horas, de qualquer delegação designada pelo Comité de Coordenação dos Agricultores, como já fizemos muitas vezes no passado, porque somos o partido que apoia os agricultores”, afirmou Kyriakos Mitsotakis, perante o grupo parlamentar da Nova Democracia.
Ao mesmo tempo, sublinhou que o governo “este ano” já ofereceu ao setor primário “3,8 mil milhões de euros, em comparação com 3,2 mil milhões de euros no ano passado”, lembrou. “Todos os protestos devem também ter em conta a sociedade”.
Por outro lado, Kyriakos Mitsotakis, dirigindo-se aos deputados do partido no poder, salientou que “temos o dever de transmitir as nossas mensagens a todas as regiões do país. Os deputados não são meras correias de transmissão do estado de espírito dos cidadãos, mas sim formadores políticos da opinião pública. Só quando o partido domina é que o deputado pode avançar. E ninguém tem nada a ganhar a nível pessoal se, primeiro, não prevalecer a nível político”, concluiu.
Bloqueio do porto de Salónica
Desde hoje de manhã que uma grande mobilização de agricultores bloqueou o porto de Salónica. Mais de 100 tratores chegaram à cidade.
Agricultores e criadores de gado de várias zonas do Norte da Grécia e da Tessália também chegaram ao local, com carros e autocarros agrícolas, bem como delegações de agricultores de bloqueios nas alfândegas.
Os apicultores também estão a participar no protesto, bem como estudantes e sindicatos que apoiam o protesto.
