Home » Jubileu dos Detentos: 6 mil peregrinos de 90 países em Roma, inclusive do Brasil

Jubileu dos Detentos: 6 mil peregrinos de 90 países em Roma, inclusive do Brasil

by admin

Os três dias do último grande evento temático do Ano Santo começam nesta sexta-feira, 12 de dezembro, com um congresso sobre o “Direito à esperança” e culminarão no domingo (14/12), com a missa presidida pelo Papa. Entre os participantes, uma delegação da Pastoral Carcerária do Brasil. As hóstias para a celebração serão doadas por um projeto italiano que envolve mais de 300 detentos por ano na produção de hóstias destinadas a mais de 15 mil dioceses italianas e estrangeiras.

Vatican News

De sexta-feira a domingo, de 12 a 14 de dezembro, será realizado em Roma o último grande evento temático do Ano Santo, o Jubileu dos Detentos. O evento, no qual estão inscritos cerca de 6 mil peregrinos, é dirigido aos presidiários, familiares, agentes penitenciários, policiais e administradores dos institutos. Os participantes vêm de cerca de 90 países, entre os quais Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, Polônia, Alemanha, Indonésia, México, Madagascar, Colômbia, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Filipinas, Taiwan e Austrália. Do Brasil, já está confirmada a presença de uma delegação liderada por Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária (PCr).

Os grupos presentes

No Jubileu estarão presentes também representantes da Casa Circondariale Rebibbia Nuovo Complesso, da Casa Circondariale de Rebibbia Feminina e do Instituto Penal Juvenil de Casal del Marmo de Roma, das prisões de Brescia, Teramo, Pescara, Rieti, Varese, Forlì e da prisão juvenil San Vittore de Turim. Além disso, chegarão a Roma delegações de peregrinos organizadas pela Pastoral Penitenciária de Portugal, pelas dioceses espanholas de Barcelona, Sevilha, Asidonia-Jerez, Mérida-Badajoz, Valência, Córdoba, Malta, Chile, e um grupo de 500 peregrinos será acompanhado pela Inspetoria Geral dos Capelães das Prisões Italianas. Também estarão presentes grupos de voluntários que prestam serviço nas penitenciárias, como a Coordenação de Entidades e Associações de Voluntariado Penitenciário ODV (SEAC) e a Associação João XXIII. Além disso, também participarão do evento algumas autoridades italianas do Ministério da Justiça e do Departamento de Administração Penitenciária.

O programa dos eventos

Os três dias de jubileu terão início nesta sexta-feira, 12 de dezembro, com o Congresso “O direito à esperança no cinquentenário do Ordenamento Penitenciário, no ano do Jubileu da Esperança e no tríduo do Jubileu dos Detentos”, que será realizado das 9h às 18h na Universidade LUMSA de Roma. Na sexta-feira (12/12) e no sábado, 13 de dezembro, na Fraterna Domus de Sacrofano, serão realizados dois dias de estudo, oração e debate, organizados pela Inspetoria Geral dos Capelães das Prisões Italianas.

No domingo, 14 de dezembro, às 10h no horário italiano, 6h no horário de Brasília, Leão XIV irá celebrar missa na Basílica de São Pedro, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News, com comentários em português.

As hóstias para a celebração serão doadas pela Fundação Casa dello Spirito e delle Arti através do projeto “Il senso del Pane” (O sentido do Pão), que desde 2016 envolve mais de 300 detentos por ano na produção de hóstias destinadas a mais de 15 mil dioceses italianas e estrangeiras, congregações religiosas, paróquias, mosteiros e realidades cristãs. As hóstias que serão consagradas durante a missa do Jubileu dos Detentos provêm dos laboratórios eucarísticos das prisões de Opera, San Vittore e Bollate.

Os eventos serão encerrados no domingo (14/12) à tarde, às 13h30, no Auditório Conciliazione, com a comédia musical “Oltre le grate” (Além das grades), organizada pela CGS Life. A entrada é gratuita até esgotarem os lugares.

Créditos

You may also like