O Athletico desistiu da permanência do meio campista Patrick, que pertence ao Santos, para a temporada 2026. O jogador de 33 anos foi emprestado ao Furacão até o fim deste ano e não tinha garantias de continuidade no elenco rubro-negro.
O clube analisou o caso e decidiu nem abrir conversas com o Peixe para tentar a permanência do atleta, de acordo com a rádio TMC. Homem de confiança do técnico Odair Hellmann, Patrick se mostrou útil ao longo da Série B. Polivalente, ele atuou como volante, meia e até lateral-esquerdo no decorrer da temporada. Ao todo, participou de 42 jogos (29 como titular) e deu duas assistências. Contudo, o alto salário é um dos motivos da decisão.
O vínculo do atleta com o Santos vai até o fim de 2026. Segundo o ge, o clube paulista não tem a intenção de utilizar Patrick e estaria disposto a negociar o jogador com o Athletico, mas esperava ter uma compensação financeira pela transferência. Vale lembrar que o Peixe desembolsou, em abril de 2024, R$ 5,1 milhões para acertar com o volante, que estava no Atlético-MG.
Patrick tem uma longa carreira e ficou conhecido pelo gesto de comemoração do herói “Pantera Negra”. Revelado no Operário, ele acumulou passagens Marcílio Dias, Caxias, Comercial, Goiás, Sport e Internacional, onde teve maior destaque nacional entre 2018 e 2022. Depois disso, ainda defendeu São Paulo e Atlético-MG antes de chegar ao Santos.
Ele é um dos quatro atletas mais experientes do elenco do Athletico em 2025. O goleiro Santos e o meia Giuliano, ambos de 35 anos, e o atacante Alan Kardec, de 36, que já se despediu do clube, eram mais velhos que Patrick.
Athletico tem preocupação com reforços para o setor
Com a compra do lateral-direito Gastón Benavídez e a saída do zagueiro Matteo Gamarra, emprestado novamente, o setor de maior preocupação do técnico Odair Hellmann é o meio campo. O comandante rubro-negro reconheceu que o elenco tem carências na posição de volante, considerando que Felipinho é o único atleta do setor e ainda tem sondagens de outras equipes.
“Temos que investir em trazer jogadores e qualidade. A gente precisa visualizar características e jogadores para funções que a gente não tem, por exemplo, volante. A gente jogou uma competição conseguindo retomar o Felipinho dentro do processo de parte técnica com a decisão minha de botar o Zapelli para trás. Vamos visualizar o mercado e trazer. A quantidade eu não sei dizer porque também há especulação de jogadores do nosso grupo“, apontou Odair na última entrevista coletiva do ano.
NesTe contexto, o Athletico tem interesse na manutenção de Felipinho. Além disso, existe a expectativa pelo anúncio oficial da chegada do colombiano Alejandro Garcia, do Once Caldas.
Para completar, o Furacão tem uma série de alvos para a posição: o argentino Juan Portilla, do Talleres e da seleção colombiana, Jádson, destaque na campanha do rebaixado Juventude, e o argentino Andrés Cubas, do Vancouver Whitecaps. Além disso, os volantes Gabriel Villamíl e Christian Oliva também estão na mira do Furacão.
