A Enel informou ter restabelecido a energia para 99% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado pelo ciclone extratropical, que atingiu a área de concessão nos dias 10 e 11 de dezembro. “A companhia segue atuando para atender todos os clientes que tiveram o serviço afetado pelo evento climático e que registraram falta de luz nos dias seguintes ao ciclone”, escreveu a companhia em nota.
Inicialmente 2,2 milhões de clientes na região metropolitana de São Paulo foram afetados pelos danos causados na rede elétrica pelos fortes ventos trazidos pelo ciclone que passou pelo sul e sudeste do país. Segundo a nota enviada anteriormente pela distribuidora, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 1.300 chamados relacionados a quedas de árvores.
A nota divulgada pela Enel afirma que esse “vendaval foi o mais prolongado já registrado na região. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas atingiram um pico de 82,8 km/h, no Mirante de Santana.
Radares do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo chegaram a registrar um pico local de 98,1 km/h na região da Lapa. Desde o início das medições pelo Inmet , em 2006, é a primeira vez que a estação meteorológica Mirante de Santana registra uma sequência tão prolongada de ventos superiores a 70 km/h na cidade de São Paulo.”
Assim, como a distribuidora havia informado antes, em algumas localidades o “restabelecimento é mais complexo, porque envolve a reconstrução da rede, com substituição de postes, transformadores e, por vezes, recondução de quilômetros de cabos”.
