Com goleada, o Coritiba feminino venceu o Toledo por 4 a 1 e sagrou-se campeão do Paranaense pela primeira vez. A finalíssima foi neste domingo (14), no Estádio Francisco Muraro, em Santa Felicidade. Os gols foram de Tahis, para o Toledo, mas Correa, Thay (duas vezes) e Kailane viraram o jogo.
Na partida de ida da final, no Estádio 14 de dezembro, as Gurias do Coxa já haviam vencido por 2 a 0, com gols de Evelyn e Lorrane, este de pênalti. O Coxa termina como campeão invicto. Na primeira fase, a equipe feminina venceu o próprio Toledo (5 a 0), o Novo Mundo (8 a 0) e empatou com o Patriotas (1 a 1).
O Coritiba feminino, com gestão própria, foi criado em 2022 após parceria com o Imperial. O Coxa também teve elencos anteriores com parcerias com o próprio Toledo e com o Foz do Iguaçu.
As Gurias do Coxa vinham de dois vice-campeonatos para o Athletico, que optou por encerrar a modalidade feminina depois da queda para a Série B, em 2024. O título do Estadual de 2025 garante ao Coritiba a vaga no Brasileiro Feminino A3 2026 e também na Copa do Brasil feminina 2026.
Como foi o jogo entre Coritiba e Toledo
O Toledo abriu o placar com Tahis, aos 21 minutos do primeiro tempo, com um golaço. Mas nem deu tempo de comemorar. Dois minutos depois, o Coritiba empatou com Correa, que, tentando cruzar, mandou direto para o gol. Ainda na etapa inicial, o Verdão virou. Thay venceu a marcação na área e fez 2 a 1.
No segundo tempo, o Coritiba seguiu com o domínio e pressionando no ataque. A centroavante Thay fez mais um após cruzamento da direita. Já na reta final, Kailane aproveitou rebote da goleira adversária e transformou a vitória em goleada para confirmar a taça inédita, 4 a 1.
A escalação inicial do técnico Luis Fernando foi: Clara; Correa, Tavares, Joyce e Evelyn; Tole, Brendha e Giusti; Ana Alves, Mendes e Thay. “Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus. Estou muito emocionada, não tenho nem palavras. Um abraço para toda a minha família, que estava assistindo. Agora é comemorar”, disse a artilheira Thay após o título.
Em 2025, o Coritiba feminino, além do Paranaense, vale lembrar, foi eliminado nas oitavas de final do Brasileirão A3 pelo Itabirito e na terceira fase da Copa do Brasil pela Ferroviária.
Zagueiro Jacy assistiu ao jogo do estádio
O zagueiro Jacy, que foi um dos líderes do time masculino no título da Série B, esteve no estádio prestigiando as mulheres do Coxa. “Eu recebi o convite do Rafael Lopes. Eu sempre falo, a gente é uma unidade, não só o futebol masculino, como feminino também. Para mim, é gratificante. Eu gosto de futebol e poder estar ajudando as meninas com a minha presença. Torcer para este título inédito. Muito feliz de estar aqui”, disse ao UmDois Esportes.
