Nova York (EUA) – Ex-número 8 do mundo, John Isner afirmou que a importância dada à pré-temporada no tênis costuma ser exagerada, especialmente para jogadores já consolidados no circuito profissional. O americano comentou o tema no podcast Nothing Major, ao lado de Steve Johnson, Sam Querrey e Jack Sock.
Isner, que competiu no circuito entre 2007 e 2023 e foi semifinalista de Wimbledon em 2018, reconhece que o período de treinamento entre temporadas é fundamental para atletas mais jovens, mas avalia que a preparação muda de peso à medida que a carreira avança.
“Pode ser uma opinião controversa, mas a pré-temporada é superestimada. Principalmente depois de se consolidar na carreira, por volta dos 25 anos, você não precisa reinventar a roda. Basta manter a forma e a saúde”, afirmou o americano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O ex-tenista também ponderou que o profissionalismo continua sendo essencial, mas sem a necessidade de cargas extremas de treino concentradas em poucas semanas. “Obviamente, é preciso manter o profissionalismo, mas não precisa se matar de treinar por três semanas. É preciso trabalhar duro, dormir bem, se alimentar bem e se preparar para o ano seguinte”, explicou.
Segundo Isner, a realidade é diferente para quem está dando os primeiros passos no circuito. “Se você tem 20 anos e está começando no circuito profissional, sim, precisa fortalecer o corpo”, disse.
“O início da carreira exige uma base física sólida, e a pré-temporada é muito importante para isso. Depois de se consolidar, o foco passa a ser manter o nível e cuidar do corpo. Nesse momento, o autocuidado se torna tão importante quanto o trabalho na academia”, concluiu.
