0
Pescadores do Acre foram alertados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura sobre a inexistência de qualquer programa federal de habitação voltado à categoria. O esclarecimento ocorreu após relatos de que trabalhadores da pesca vinham sendo procurados para realizar cadastros com a promessa de futuras casas populares.
Ministério da Pesca desmente promessa de casas para pescadores no Acre/Foto: Reprodução
Diante da preocupação apresentada pela Colônia de Pescadores de Rio Branco, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, encaminhou uma mensagem direta ao vice-presidente da entidade, Sivaldo dos Santos, negando de forma categórica a informação. Na gravação, o ministro reforça que não há nenhuma iniciativa em andamento nesse sentido no país.
“Amigo Nego, aqui quem fala é o ministro da Aquicultura André de Paula. Deixa eu te dizer uma coisa: não há nenhum programa de casas para pescadores hoje no Brasil. Nós estamos trabalhando para que isso venha a acontecer, como ocorreu antes, mas, nesse momento, a tua informação não procede, que haja uma provável construção de casas para pescadores aí no Estado. Eu só queria deixar isso muito claro, porque quem estiver dizendo diferente do que estou lhe dizendo está enganando as pessoas, pois não existe esse programa neste momento”, afirmou.
A posição do ministro foi reforçada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, que também alertou os pescadores sobre possíveis tentativas de golpe.
“O ministro André de Paula foi muito claro. Estão tentando enganar os pescadores. É golpe. Não caiam nessa. Qualquer anúncio será feito por nós aos pescadores”, declarou ao site Notícias da Hora.
Segundo representantes da categoria, nas últimas semanas pescadores do Acre relataram abordagens feitas por entidades e até parlamentares, com a promessa de inclusão em um suposto cadastro para programas habitacionais, informação que foi oficialmente negada pelo ministério.
