BELO HORIZONTE — O primeiro dia da greve dos petroleiros do Sistema Petrobras, nesta segunda-feira (15/12), teve adesão de 17 plataformas de produção e seis refinarias, além de unidades administrativas e campos de produção terrestres. Entretanto, a estatal afirma que não houve impacto na produção de petróleo e derivados.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Estação de Compressão da TBG em Paulínia (SP) está paralisada. A Petrobras não confirma a informação.
A manutenção da greve foi aprovada na quinta-feira (11/12), após a federal considerar insuficiente a segunda contraproposta da companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2025.
Na terça-feira (16/12), os petroleiros farão um ato em frente à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em repúdio à detenção de dois sindicalistas pela Polícia Militar, em defesa do direito de greve e pelo atendimento imediato das reivindicações da categoria.
Confira a lista completa das unidades que aderiram à greve:
Amazonas
- Terminal Aquaviário de Coari: 100% de adesão dos trabalhadores da operação, unidade sob controle da equipe de contingência.
Rio Grande do Norte
- Edifício sede no Rio Grande do Norte (Edirn): adesão de 90% dos trabalhadores.
