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A companhia indiana Star Air está perto de concluir negociações para adquirir entre 40 e 50 aeronaves Embraer, em um acordo previsto para 2026.
O movimento pode representar o maior pedido já feito por uma empresa aérea indiana ao fabricante brasileiro e marca a fase mais robusta de expansão da operadora desde sua criação, em 2019. A informação é do Times of India.
A empresa se consolidou como exceção em um mercado regional marcado por falências. Mesmo durante a pandemia, manteve operações e ampliou rotas. Atualmente, possui 11 jatos Embraer — quatro E175 e sete E145 — conectando 31 cidades com 56 voos diários. “Iniciamos nossas operações em janeiro de 2019 com uma única aeronave Embraer usada”, disse o diretor-gerente da empresa Shrenik Ghodawat ao veículo indiano. Segundo ele, a disciplina financeira foi decisiva para a continuidade das atividades.
O plano da companhia prevê atingir 20 aeronaves até 2028, condição necessária para operar voos internacionais segundo a legislação indiana. A projeção de longo prazo indica uma frota de 50 aeronaves até 2030, com adição anual de até dez unidades. Quatro aeronaves atuais são próprias; as demais estão sob arrendamento.
Parte do financiamento já foi obtido com a conclusão da primeira etapa de uma rodada Série B de 350 crores de rúpias. Os recursos incluem investimentos em infraestrutura de manutenção, revisão e treinamento.
A expansão está diretamente ligada ao programa governamental UDAN, que subsidia rotas para aeroportos pouco servidos. Cerca de 65% dos voos da companhia operam pelo esquema.
No orçamento de 2025-26, o governo ampliou o programa, prevendo 120 novos destinos e 40 milhões de passageiros adicionais em dez anos.
Para a Embraer, o acordo pode abrir espaço para ampliar presença na Índia, mercado visto como estratégico. A empresa avalia que o país demandará cerca de 500 aeronaves regionais nas próximas duas décadas. O chefe da Embraer na Ásia-Pacífico, Raul Villaron, afirmou que um volume de pedidos próximo a 200 aeronaves pode justificar “estabelecer uma linha de montagem final” no país.
A empresa brasileira já assinou memorando de entendimento com o Mahindra Group para desenvolver cadeia local de suprimentos. Em 2025, a Star Air firmou acordo com a estatal HAL para criar uma unidade de manutenção em Ozar.
Se confirmado em 2026, o pedido permitiria entregas a partir de 2027 ou 2028, acompanhando o plano gradual de expansão da companhia, que prevê a incorporação de novas aeronaves a cada ano.
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