Escrito en POLÍTICA el
Pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (15) mostra o atual governador do Acre, Gladson Cameli (PP), na liderança por uma das duas vagas em jogo pelo Senado no estado nas eleições de 2026. Nos cenários analisados, a segunda vaga tem uma disputa mais acirrada, com um empate técnico entre um parlamentar bolsonarista e um ex-governador do PT.
No primeiro quadro, Gladson Cameli tem 27%. Na sequência aparecem o senador Márcio Bittar (PL), com 17%, e
o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana (PT), que chega a 14%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão em situação de empate técnico.
A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) anota 10% e a também ex-parlamentar Mara Rocha (Republicanos) alcança 9%. As duas também estão empatadas tecnicamente entre si, com Viana e com o deputado federal Coronel Ulysses (União), que tem 6%, e o senador Sérgio Petecão (PSD), 5%.
O deputado federal Eduardo Velloso (União) tem 3%, votos em branco e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam 3%.
Outros cenários
Em um segundo cenário, com menos nomes, Cameli lidera com 29%, seguido por Bittar, com 19%, e Viana, 14%. Sales e Rocha têm 11% cada. Petecão chega a 5%, votos em branco e nulos são 7% e não souberam ou não quiseram responder 4% dos entrevistados.
Na terceira simulação realizada pelo Real Time Big Data, Cameli mais uma vez anota 29%, Bittar tem 18% e Viana, 14%. Sales tem 11%, Rocha, 10%, Petecão aparece com 5% e Velloso, 3%. Votos em branco e nulos somam 6% e não souberam ou não quiseram responder 4% dos eleitores.
No quarto e último cenário, sem Bittar, Cameli tem 24%, seguido por Viana, com 17%, Rocha e Sales, com 14% cada uma. Coronel Ulysses pontua com 9% e Petecão, com 7%. Votos em branco e nulos são 8% e não souberam ou não quiseram responder 7% dos entrevistados.
O Instituto Real Time Big Data entrevistou 1.200 pessoas entre 11 e 12 de dezembro.
Leia também:
Senado em SP: Haddad supera Eduardo Bolsonaro e Derrite, diz pesquisa
Sóstenes descarta apoio do PL à candidatura presidencial de Tarcísio
Flávio Bolsonaro tem desempenho melhor do que Tarcísio em pesquisa Ipsos-Ipec
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
