Home » PADRE JÚLIO FORA DO AR

PADRE JÚLIO FORA DO AR

by admin

Dom Odílio Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, decidiu que o padre Júlio Lancellotti não pode mais transmitir missas ao vivo e suspendeu todas as suas atividades em redes sociais. O cardeal analisa também a transferência de Lancelotti da paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, onde ele atua há quatro décadas. A informação foi confirmada pelo padre Júlio a Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo.

“Dom Odilo me pediu para dar um tempo. Ele acha que é uma forma de recolhimento e de proteção”, disse ele à jornalista da Folha.

Pessoas próximas ao padre informam que na quarta-feira (10 ) ele recebeu uma carta assinada pelo arcebispo comunicando a possibilidade de sua transferência e determinando, também, a proibição do uso das redes sociais. Foi igualmente vetada a transmissão online de suas missas dominicais, acompanhadas por fiéis de todo o Brasil e do exterior. O canal do ICL no YouTube transmitia as celebrações.

A atuação de Padre Júlio sempre foi marcada pela defesa das pessoas invisibilizadas pela sociedade — em especial a população em situação de rua e a comunidade LGBTQIA+. Por causa dessa atuação, o religioso recebeu nos últimos anos muitas provocações de extremistas de direita, processos judiciais e foi alvo de campanhas de fake news.

Padre Júlio também se posicionou fortemente contra o genocídio dos palestinos residentes em Gaza.

Seu mais recente projeto, a Biblioteca Wilma Lancellotti, é localizado na rua Sapucaia, no bairro do Belém. Recém-inaugurada, a iniciativa já reúne cerca de três mil livros doados e promove rodas de conversa e acesso à literatura para pessoas em situação de rua.

Padre Julio explicou à colunista da Folha que, pela regra, padres que completam 75 anos podem ser removidos das localidades em que atuam para se aposentar. Ele vai completará 77 anos no dia 27.

Mas há padres que permanecem em suas funções por muito mais tempo, até depois dedepois de completar “80, 90 anos”, diz Lancelotti. “Depende da necessidade da igreja”, explica ele.

Fiéis da paróquia de São Miguel Arcanjo se mobilizam para tentar reverter as decisões de Dom Odílio, que prestes a se aposentar em abril.

A assessoria da arquidiocese disse que não vai comentar o assunto nesse momento. “O que eventualmente foi tratado entre dom Odilo e o padre é uma questão entre bispo e seu sacerdote, por isso não iremos comentar”.

Leia íntegra da nota de Júlio Lancelotti

Conforme informado no último domingo (14/dez), as transmissões estão temporariamente suspensas, poréms as missas dominicais continuam sendo celebradas normalmente às 10h00, na Capela da Universidade São Judas – Mooca.

As redes sociais não estão sendo movimentadas por um período de recolhimento temporário.

Não procede a informação sobre transferência da Paróquia de Sâo Miguel Arcanjo.

Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo.

 



Créditos

You may also like