Home » Potência do Oriente Médio apresenta novo “drone kamikaze” e amplia arsenal bélico

Potência do Oriente Médio apresenta novo “drone kamikaze” e amplia arsenal bélico

by admin

Escrito en TECNOLOGIA el

Um novo modelo operacional de drone de guerra foi apresentado neste dezembro pelo Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC), o Hadid-110, também chamado de “Dalaho”, um drone kamikaze com propulsão a jato e impulsor de combustível sólido.

O armamento foi projetado para ser mais furtivo do que drones tradicionais, com uma estrutura airframe e redução de assinatura de radar, a fim de facilitar sua penetração em defesas antiaéreas inimigas.

De acordo com portais especializados, o Hadid-110 pode alcançar uma velocidade máxima de até 510 km/h, com alcance de 50 km e um teto operacional de até 9.114 metros de altura.

Ele tem suporte para cargas bélicas de até 30 kg e autonomia operacional de uma hora em missões. A primeira aparição do drone foi registrada durante o exercício internacional Sahand-2025, realizado no Irã com a presença de países aliados da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), segundo o Tehran Times, já em sua forma operacional.

Antes disso, segundo o jornal, o Hadid-110 havia sido apresentado no ano passado “durante uma reunião entre o Líder da Revolução Islâmica e um grupo de cientistas, autoridades e especialistas da indústria de defesa”, embora ainda em fase de protótipo.

O Irã ocupa, hoje, a 16ª posição no ranking global de poderio militar para 2025, de acordo com o Global Firepower Index. Com pontuação de 0,3048 no Power Index score (que mede o poder armado em ordem decrescente, ou seja, com maiores níveis de poder se aproximando de 0,000), o país tem mais de 610 mil militares ativos e um dos maiores arsenais bélicos do Oriente Médio, estimado em cerca de três mil mísseis balísticos.

É também o arsenal mais diversificado entre seus vizinhos, com mísseis de cruzeiro capazes de atingir o sudeste europeu, de acordo com projeções do Projeto de Ameaça de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

O orçamento de defesa do país foi de cerca de 7,4 bilhões de dólares em 2022 e 2023, e o governo sinalizou o plano de aumentar seus investimentos militares em quase 200% após o ataque de Israel à região em outubro de 2024.

O Irã tem investido na doutrina da guerra de drones (drone-centric warfare), marcada por drones furtivos com grande poder de ataque e projetados para operar de maneira incontestável no espaço aéreo. O portfólio iraniano envolve tanto sistemas complexos quanto plataformas descartáveis e reutilizáveis, segundo o portal Army Recognition.

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like