Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 17, mostrou que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem a maior popularidade entre os mandatários estaduais no país. Em segundo mandato, Caiado soma 80% de aprovação e tem usado tal índice positivo para tentar emplacar uma candidatura à Presidência da República em 2026, embora enfrente resistências no campo da direita e ainda dentro de seu partido. Fecham o top3 dessa lista os chefes dos estados do Piauí, Rafael Fonteles (PT), com 69%; e do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 66%.
Mais jovem governador eleito na história do Brasil, Fonteles se destaca como o mandatário do PT mais bem avaliado no país. Chefe do Executivo em um estado onde o partido tem bom desempenho historicamente, ele está em seu primeiro mandato e dá prosseguimento à condução do ex-governador Wellington Dias (PT), hoje ministro do Desenvolmento Social. No Piauí, se destaca em um setor tradicionalmente crítico para a esquerda: a segurança pública.

Helder Barbalho, por sua vez, caminha para o fim de seu segundo mandato de olho em uma vaga no Senado. Há ainda a possibilidade de que ele seja indicado como vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve ser candidato à reeleição.

Membro de uma família tradicional no estado do Pará, Helder cresceu ainda nos últimos meses em razão da COP30, que levou à capital paraense Belém investimentos em infraestrutura e movimentou a economia local.
Veja o ranking:
- Ronaldo Caiado (União), Goiás: 80%
- Rafael Fonteles (PT), Piauí: 69%
- Helder Barbalho (MDB), Pará: 66%
- Mauro Mendes (União), Mato Grosso: 65%
- Jorginho Mello (PL), Santa Catarina: 63%
- Ratinho Júnior (PSD), Paraná: 63%
- Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo: 61%
- João Azevêdo (PSB), Paraíba: 59%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo: 56%
- Elmano de Freitas (PT), Ceará: 55%
A pesquisa, realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro, ouviu 200.980 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.
