Uma pesquisa divulgada pelo UOL, na tarde desta quarta-feira (17) levou por água abaixo a tese de campeão de aprovação do governador Carlos Brandão. O coronel gritava aos quatro cantos, com a ajuda de seu exército de divulgadores que teria uma aprovação de 70% da população do estado.
A pesquisa mostrou que ao contrário disso, Brandão amarga a 24 colocação entre os 27 governadores, ficando a frente unicamente, e assim mesmo, praticamente empatado com Raquel Lyra de Pernambuco, Ibaneis Rocha do DF. Wilson Lima (União-AM) ficou em último lugar, com 25% de aprovação e 65% de desaprovação.
A pesquisa mediu a aprovação, desaprovação e quem não sabe dizer. Brandão apresentou aprovação igual a Lyra e Ibaneis, com apenas 33%, ganhando nos quesitos não sabe: Brandão 16%; Lyra 12%; Ibaneis 7%. No quesito desaprovação Brandão tem 51%; Lyra e Ibaneis 55% e 60% respectivamente.
O governador com o maior índice de aprovação foi Ronaldo Caiado (União-GO) com 80% de aprovação.
O levantamento ouviu 200.980 pessoas em todo o país entre outubro e dezembro de 2025. A margem de erro varia de 1 a 4 pontos percentuais, dependendo do estado.
Parece que quando as pesquisas são balizadas por interesses externos ao Maranhão, elas refletem dados que não batem com as divulgadas pelo governo. É mais um mito que cai, na intensa disputa pelo poder no estado.

