Matías Fracchia, preterido pelo técnico Mozart na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro, deixou o Coritiba e acertou contrato com o Coquimbo Unido, campeão do Campeonato Chileno e classificado à Libertadores da América 2026.
O vínculo de Fracchia com o Coxa teve fim em novembro, sendo que o Coquimbo não divulgou o tempo do vínculo com o jogador de 30 anos.
“Feliz de estar aqui! Vamos em busca dos nossos objetivos juntos, piratas”, celebrou o jogador de 30 anos o anúncio feito pelo Coquimbo nas redes sociais. O zagueiro Jacy e o meia Carlos de Pena, que também deixou o Coxa, fizeram comentários de apoio ao defensor.
Fracchia deixou o Coritiba com apenas sete jogos disputados na temporada, sendo seis partidas do Campeonato Paranaense e uma na Copa do Brasil. O chileno ganhou medalha de campeão mesmo sem ter nenhum minuto disputado na Série B. Ele chegou a ser relacionado em cinco rodadas no início da competição, mas sem entrar em campo.
Durante o torneio, o técnico Mozart ignorou a presença do chileno mesmo quando ficou sem os dois laterais-esquerdos (Zeca suspenso e Bruno Melo machucado), promovendo a entrada do jovem João Almeida, revelado nas categorias de base.
No fim do ano, Matías Fracchia foi aproveitado no time alternativo do Coritiba que disputou a Taça FPF. Ele fez oito jogos e marcou um gol na campanha do Alviverde, que acabou eliminado pelo Azuriz, nos pênaltis, na semifinal.
Vale lembrar que o defensor chegou ao Alto da Glória em janeiro. Ele foi contratado em meio a um cenário de lesões na defesa. Na época, Maicon havia se machucado e ficaria 40 dias afastado, enquanto Bruno Melo passaria por cirurgia na clavícula e ficaria três meses fora.
O jogador teve sua melhor temporada da carreira em 2024, pelo Danubio. Pela equipe uruguaia fez 39 jogos, dois gols e duas assistências. Ele esteve em campo, inclusive, contra o Athletico, quando o time venceu na Ligga Arena e arrancou o 100% de aproveitamento do Furacão na edição.
Fracchia é nascido no Chile e tem nacionalidade uruguaia, mas fez toda as estapas de base nos Estados Unidos, pelo NY Red Bulls. Sua estreia no profissional foi em 2018, pelo Barnechea, do Chile. Ele também teve passagens discretas por Deportes Vallenar, O’ Higgins, pelo Montevideo Wanderers, além de jogar no Comunicaciones, da Guatemala.
Barca do Coritiba após fim da temporada 2025
Além de Matías Fracchia, outros nomes já deixaram o Coritibaa. São eles: os laterais Alex Silva e Zeca, o zagueiro Rodrigo Moledo, o volante Filipe Machado, os meias Geovane e Carlos De Pena, além dos atacantes Dellatorre, Gustavo Coutinho, Nicolas Careca e Everaldo.
O elenco do Coritiba se reapresenta no dia 27 de dezembro, no CT da Graciosa, iniciando a preparação para os primeiros compromissos de 2026. A estreia será no dia 7 de janeiro, quarta-feira, contra o Foz do Iguaçu, pelo Campeonato Paranaense. Já a primeira partida pela Série A será contra o Bragantino no dia 28 de janeiro.
