Com o objetivo de ajudar na preservação da memória cultural e histórica do estado, Minas Gerais pode ter a sua primeira Fototeca Estadual. A proposta, apresentada pela deputada Leninha (PT), foi aprovada em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no início deste mês, mas cabe ao Executivo sancionar a nova legislação e construir o espaço educativo.
De acordo com a autora do projeto, a Fototeca pode contribuir com a preservação do acervo de fotografias que retratam a história da construção de Minas Gerais, assegurando às futuras gerações o direito ao acesso à esse material.
Além disso, segundo Leninha, a iniciativa pode ajudar na catalogação e divulgação dessas imagens fotográficas, que são úteis para a construção da identidade mineira, mas também para pesquisas de entidades educacionais, da administração pública e da sociedade civil como um todo.
:: Leia também: Minas Gerais pode ter a sua primeira Fototeca Estadual ::
O projeto aprovado também sugere a criação de ações dirigidas à conservação de acervos fotográficos de grupos relevantes para a formação da sociedade de Minas Gerais. A proposta faz parte de um movimento mais amplo encabeçado por membros da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), entidade que conta com mais de 300 filiados em todo território nacional e que compõem o Conselho Nacional de Cultura.
