Uma notícia trágica para o mundo do esporte a motor. Morreram nesta quinta-feira (18), o bicampeão na NASCAR Greg Biffle e sua família, após a queda de um avião de pequeno porte na Carolina do Norte.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e o Aeroporto Regional de Statesville, localizado a cerca de 70km ao norte de Charlotte, capital da Carolina do Norte, confirmou que um avião havia caído durante o procedimento de pouso pouco após às 10h, horário local (12h em Brasília).
O equipamento, um Cessna C550, estava registrado em nome da GB Aviation, empresa que tinha Biffle como diretor. Segundo o relatório, estava chovendo na região do aeroporto, e uma testemunha presente no local afirmou ter visto fumaça e fogo após o acidente.
Biffle tinha 55 anos e estava acompanhado de sua esposa, Cristina Biffle, e seus filhos, Emma, de 14 anos e Ryder, de cinco.
Nascido em Vancouver, no estado de Washington, Biffle iniciou sua carreira no esporte a motor em ovais curtos, e chamou a atenção por sua participação na Winter Heat Series, no final de 1995, com sua performance levando ao campeão da NASCAR Benny Parsons a apresentá-lo a Jack Roush. Sua estreia nas divisões da NASCAR veio já no ano seguinte na Busch Series (atual O’Reilly Auto Part Series).
Em 1998, Biffle foi para a Truck Series com a Roush Racing, terminando em oitavo em sua primeira temporada completa, antes do vice-campeonato em 1999 e o título em 2000, onde superou o então novato Kurt Busch.
Com isso, ele retorna à Busch Series em 2001, ainda com a Roush, e surpreende em sua estreia oficial, terminando o campeonato em quarto, conquistando o título logo na temporada seguinte.
Antes mesmo do título da Busch Series, Biffle já competia em algumas provas da Cup Series e, nos anos seguintes, enquanto competia de forma integral na categoria principal, ele seguia no grid da Nationwide, chegando a disputar 90% das provas em algumas temporadas.
Biffle disputou de forma integral a Cup Series entre 2003 e 2016, somando 19 vitórias neste período e tendo como melhor posição final o vice-campeonato de 2005 com a Roush Racing. Após sua aposentadoria das competições em tempo integral, seguiu correndo de forma esporádica nas categorias da NASCAR, incluindo a Cup Series e a Superstar Racing Experience em 2022, ao lado de Helinho Castroneves e Tony Kanaan.
Em 2025, Biffle voltou às pistas, disputando duas provas da ARCA Menards Series West, conquistando um terceiro lugar no Tri-City Raceway e um quarto em Portland.
Mesmo sem conquistar um título da Cup Series, Biffle deixa um grande legado ao esporte a motor norte-americano, tendo sido eleito em 2023 um dos 75 Melhores Pilotos da NASCAR, em celebração aos 75 anos da Associação. Além disso, ele foi indicado ao Hall da Fama da categoria, e há expectativas de que ele seja introduzido.
Sua última vitória é lembrada até hoje pelos fãs da NASCAR. Em 2019, no Texas Motor Speedway, Biffle foi à pista com a Kyle Busch Motorsport e venceu de forma surpreendente, mesmo estando há quase três anos longe das competições.
Fora do mundo do esporte a motor, Biffle deixou sua marca após trabalhar no auxílio após o Furacão Helena. Ele participou do auxílio às vítimas realizando voos de helicóptero para retirada de pessoas ilhadas.
NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
