Home » Neste sábado, 20/12, Festival reúne cantadores de tambor de crioula, em São Luís – Cubo

Neste sábado, 20/12, Festival reúne cantadores de tambor de crioula, em São Luís – Cubo

by admin

O encontro acontece a partir das 19h, na sede do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, ponto de cultura localizado na Rua São João, nº 25, no bairro Pindorama.

Um grande encontro dedicado à valorização, preservação e celebração de uma das mais importantes manifestações culturais do Maranhão acontece neste sábado, dia 20/12, em São Luís. O “Festival Toadas de Mestres Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís” reunirá cerca 20 mestres cantadores da Ilha e do continente para uma grande festa da cultura popular maranhense com sua música, dança e saberes tradicionais.

O encontro acontece a partir das 19h, na sede do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, ponto de cultura localizado na Rua São João, nº 25, no bairro Pindorama. O festival tem o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (Secult). Conta ainda com o apoio da Federação de Tambor de Crioula do Maranhão, do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia e do grupo Periferia Artística.

De acordo com o produtor cultural Paulinho Dimaré, idealizador do Festival e fundador do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, grupo que há mais de 30 anos atua na preservação da cultura popular na Ilha de São Luís, o encontro contribui para manter vivas as tradições e reconhecer o protagonismo dos mestres cantadores.

“O Festival traz mais engrandecimento à manifestação ao promover o encontro de 20 cantadores de tambor de crioula da ilha de São Luís e de outros municípios maranhenses. Acontece uma troca e um intercâmbio, possibilitando um conhecer a produção de toada do outro e a manter viva esta tradição cultural”, afirma Dimaré.

As toadas, cantos que conduzem a dança e os rituais do tambor de crioula, serão apresentadas pelos mestres que dedicam a vida à manutenção dessa herança cultural. Cada cantador apresentará uma toada durante o festival, que terá ainda a presença das coreiras, com suas saias rodadas e danças para completar a festa.

Reconhecimento – Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, desde 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o tambor de crioula tem na fé a maior motivação de seus brincantes da manifestação que reúne canto, dança e rufar dos tambores. A manifestação é feita tanto como forma de diversão, como em louvor a São Benedito, o santo protetor dos negros. A expressão de matriz afro-brasileira, típica do Maranhão, é realizada livremente, sem ter um calendário específico.

A programação deste ano é inspirada em eventos anteriores que marcaram a cena cultural maranhense, como o Festival de Cantadores de Tambores de Crioula da Baixada, realizado em 2018, na cidade de Pinheiro, e o Festival Toadas de Mestres Cantadores de Crioula de São Luís, em 2020.

O Festival é aberto ao público e promete uma noite de muita alegria, tradição e resistência cultural, reafirmando o Tambor de Crioula como expressão viva da identidade maranhense.

Créditos

You may also like