Home » AGU ajuiza dois novos lotes de ações judiciais contra fraudadores do INSS | Brasil

AGU ajuiza dois novos lotes de ações judiciais contra fraudadores do INSS | Brasil

by admin

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, neste mês de dezembro, dois novos lotes de ações judiciais contra entidades envolvidas em fraudes relacionadas a descontos associativos indevidos em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No quarto lote, ajuizado nesta semana, a AGU propôs ações regressivas contra oito entidades, cobrando a devolução dos valores já pagos pelo INSS a aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos associativos não autorizados.

As ações desse quarto lote, segundo a AGU, têm como objetivo assegurar o direito de regresso da autarquia previdenciária. Elas decorrem do acordo celebrado no Supremo Tribunal Federal (STF), em julho, que viabilizou o ressarcimento administrativo das vítimas.

Os valores cobrados referem-se aos pagamentos realizados até novembro e poderão ser atualizados. Além disso, novas ações regressivas poderão ser ajuizadas à medida que o INSS atualize e consolide os dados referentes a outros pagamentos.

Já o terceiro lote, proposto no início de dezembro, compreendeu oito ações cautelares com pedido de bloqueio de bens de associações e sindicatos. O objetivo é garantir o pagamento de penalidades eventualmente aplicadas e o ressarcimento dos prejuízos estimados.

Créditos

You may also like