A ex-presidente argentina foi visitada por médicos em seu apartamento e levada ao hospital; deve passar por cirurgia
A ex-presidente da Argentina Cristina Fernández de Kirchner foi internada na tarde deste sábado (20.dez.2025) em Buenos Aires (Argentina). A peronista foi transferida ao hospital Otamendi, depois de apresentar um quadro de dores abdominais. Deve passar por uma cirurgia de emergência por apendicite.
Foi a 1ª vez que a ex-presidente deixou sua casa desde 18 de junho, quando o 2º Tribunal Federal Oral da Argentina determinou que ela deveria cumprir sua pena de 6 anos em prisão domiciliar.
Nas últimas décadas, a peronista já havia enfrentado alguns problemas de saúde:
- 2012 – retirou a glândula tireoide;
- 2013 – foi internada por causa de hematoma na cabeça;
- 2021 – passou por uma cirurgia para tratar um pólipo uterino.
PRISÃO DE KIRCHNER
A Suprema Corte de Justiça da Argentina determinou em 10 de junho a prisão da ex-presidente por desvio de dinheiro público.
O caso envolve o direcionamento de fundos públicos para licitações vencidas por um amigo e sócio da família Kirchner, destinadas à construção de estradas na Patagônia. O esquema causou cerca de US$ 1 bilhão em prejuízos aos cofres públicos argentinos.
Apesar de não poder sair de casa, a ex-presidente manteve uma agenda política movimentada. Recebeu em sua casa líderes políticos e ex-presidentes. O presidente do Brasil, Lula (PT), visitou Kirchner em 3 de julho.
