Estão sendo pesquisados os cenários para governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Apenas a disputa presidencial não contou com um questionário disponível.
O Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, que comemorou 100% de acerto nas eleições de 2024, abriu na última quinta-feira (18) o formulário de uma pesquisa sobre intenções de votos para as eleições de 2026 no Maranhão. O estudo tem o objetivo de analisar cenários para governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Apenas a disputa presidencial não contou com um questionário disponível.
De acordo com as informações, o levantamento virtual realizado pelo EPO, usa uma metodologia chamada “Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)”, na qual os entrevistados são selecionados durante a navegação de rotina pela internet.
O mecanismo é semelhante ao utilizado pelo instituto AtlasIntel, que cravou corretamente o resultado da eleição presidencial brasileira de 2022. Com a ferramenta, os usuários podem ser geolocalizados usando qualquer dispositivo, como smartphones, tablets, laptops ou PCs.
Pesquisa espontânea
O formulário disponível no site da EPO inclui apenas dois cenários espontâneos: deputado federal e deputado estadual. A pesquisa de intenção de voto espontânea é aquela em que o entrevistado declara seu candidato preferido sem receber opções.
Em outras palavras, o instituto solicita ao entrevistado que indique de forma espontânea em quem votaria para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
O estudo conta ainda com perguntas sobre identificação de gênero, faixa etária, renda mensal, nível de escolaridade e município onde entrevistado mora.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, na qual os participantes escolhem opções de uma lista apresentada, a EPO avalia os cenários para governador e senador exibindo as fotos dos possíveis pré-candidatos.
Governador
Os seguintes nomes foram apresentados para a disputa ao governo, por ordem alfabética:
Eduardo Braide (PSD)
Enilton Rodrigues (PSOL)
Felipe Camarão (PT)
Lahesio Bonfim (Novo)
Orleans Brandão (MDB)
Neste cenário, consta ainda as opções “Nenhum deles/Branco/Nulo” e “Ainda não decidi”.
Senador
Os nomes a seguir foram indicados para a disputa ao Senado, também em ordem alfabética:
André Fufuca (PP)
Antonia Cariongo (PSOL)
Carlos Brandão (Sem partido)
César Pires (Novo)
Eliziane Gama (PSD)
Hilton Gonçalo (Mobiliza)
Roberto Rocha (Sem partido)
Weverton Rocha (PDT)
Yglésio Moyses (PRTB)
O contexto também oferece as opções “Nenhum deles/Branco/Nulo” e “Ainda não decidi”.
Sem cenário nacional
A EPO não fez simulação sobre a disputa presidencial e não disponibilizou questionário no contesto que busca avaliar o cenário nacional.
Metodologia
O instituto anunciou que pretende entrevistar 15 mil eleitores em todos os municípios do Maranhão. Até o momento, segundo dados preliminares, mais de quatro mil pessoas já participaram da pesquisa em 150 municípios das 217 cidades.
O levantamento ficará disponível até o dia 28 de dezembro, data da divulgação. A margem de erro mínima é de 0,8% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Entenda como funciona
No debate atual sobre pesquisas de opinião no Brasil, é fundamental distinguir coleta online tradicional de pesquisa digital baseada em recrutamento programático. Na chamada pesquisa digital com recrutamento programático opera de forma distinta. Nesse modelo:
o respondente não pertence a um painel pré-existente;
ele é recrutado ativamente em ambientes digitais, a partir de mecanismos de distribuição algorítmica de audiência;
a amostra é construída por meio de segmentação territorial, demográfica e comportamental, seguida de calibração estatística e ponderação;
o processo se ancora em ciência de dados, não em quotas clássicas de campo.
Esse método não é enquete, não é marketing político e não se confunde com simples coleta online. Trata-se de um modelo específico, amplamente discutido no meio internacional como digital sampling ou programmatic recruitment.
Situação no Brasil
Atualmente, não existe no Brasil uma empresa nacional de pesquisa que utilize esse modelo de forma estruturada, recorrente e publicamente assumida como metodologia principal.
Entre os institutos que atuam ou divulgam pesquisas no país, o único que declara e operacionaliza esse tipo de metodologia de forma sistemática é a AtlasIntel, empresa de origem internacional, com base metodológica própria, voltada à pesquisa 100% digital e ao recrutamento programático de respondentes.
