Home » EUA interceptam terceiro navio petroleiro perto da Venezuela, diz agência | Mundo

EUA interceptam terceiro navio petroleiro perto da Venezuela, diz agência | Mundo

by admin

Mais um navio petroleiro foi abordado pelos EUA perto da Venezuela, segundo fontes com conhecimento do assunto, enquanto o presidente Donald Trump intensifica o bloqueio de petróleo ao governo de Nicolás Maduro.

O petroleiro Bella 1, de bandeira panamenha e sancionado pelos EUA, estava a caminho da Venezuela para carregamento, disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada. A interceptação ocorre após a abordagem do superpetroleiro Centuries no início da manhã de sábado e do Skipper em 10 de dezembro.

A Casa Branca não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Trump tem intensificado a pressão sobre Maduro, tentando sufocar a principal fonte de receita do regime. Se a Venezuela não puder exportar seu petróleo, seus tanques de armazenamento se encherão com o excedente e a estatal Petróleos de Venezuela SA, ou PDVSA, terá que começar a fechar poços de petróleo, dizem especialistas do setor.

Navio petroleiro — Foto: Bloomberg

Trump também designou o governo Maduro como uma organização terrorista estrangeira, acusando-o de envolvimento com o narcotráfico.

A abordagem de sábado foi notável porque o navio não constava da lista pública de sanções dos EUA. O petroleiro Centuries ostentava bandeira panamenha, segundo fontes familiarizadas com o assunto, enquanto uma empresa chinesa detém a propriedade do petróleo.

O petroleiro transportava petróleo da PDVSA, sujeito a sanções, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, em uma publicação no Facebook.

A vice-presidente e ministra do Petróleo da Venezuela, Delcy Rodríguez, condenou o “roubo e sequestro” do petroleiro, classificando a ação como “um grave ato de pirataria” por parte do governo dos EUA.

Créditos

You may also like