Com a expectativa de vida entre as mais altas do mundo e a crescente popularidade do Japão como destino turístico, uma agência de viagens nacional e uma operadora ferroviária se uniram a um hospital para promover o turismo médico perto do Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
No início de dezembro, o Hospital Tokyo Rosai, localizado a poucos quilômetros do aeroporto internacional da cidade, realizou dois passeios piloto oferecendo exames de saúde completos.
Esses passeios foram realizados em parceria com a operadora ferroviária Keikyu e a agência de viagens JTB. Os participantes receberam transporte de ida e volta do aeroporto, além de intérpretes para acompanhá-los.
O menu de exames de saúde do hospital incluía ressonância magnética da cabeça, gastroscopia e ultrassonografia para detectar doenças em estágio inicial.
“Esta é a primeira vez que faço um exame de saúde completo”, disse uma chinesa que mora no Japão. “Embora existam hospitais com parcerias com empresas estrangeiras na China, poucos oferecem serviços como os exames de saúde completos do Japão.”
Ela disse que alguns de seus amigos na China estão preocupados com a saúde de seus pais e demonstraram interesse em serviços médicos japoneses.
A Keikyu e a JTB ofereceram duas opções: um check-up de saúde individual com duração de pouco mais de cinco horas e uma visita de dez horas que incluía uma aula de culinária orgânica local e uma visita a uma fonte termal. Esta última opção aproveita o relacionamento da Keikyu com a comunidade e as empresas locais.
O programa piloto faz parte de um projeto que recebe amplo apoio da agência de turismo do governo, que auxilia no desenvolvimento de conteúdo turístico utilizando recursos locais e expandindo os canais de venda.
Os organizadores pretendem iniciar oficialmente a venda de pacotes de turismo médico no próximo ano fiscal, que começa em abril.
“Queríamos verificar se existe demanda por serviços médicos entre os visitantes estrangeiros”, disse Noriki Kitamura, do “departamento de cocriação de valor” da Keikyu, que promove a colaboração entre diversas empresas do grupo.
Embora os participantes das viagens de teste fossem residentes do Japão vindos da China, Taiwan e Filipinas, as empresas colaboradoras também pretendem atrair visitantes da Europa e das Américas, bem como turistas da Ásia.
De acordo com dados da Global Information e da Global Market Insights, o mercado de turismo médico na região Ásia-Pacífico deverá atingir US$ 42,1 bilhões em 2025 e a previsão é de que cresça para US$ 95,2 bilhões até 2033. O mercado de turismo médico engloba setores que fornecem serviços de saúde a pacientes que viajam internacionalmente ou dentro do país em busca de tratamento médico.
O mercado japonês deverá crescer de US$ 1,3 bilhão em 2025 para US$ 3,3 bilhões em 2033.
