Única remanescente da lista citada como opção de terceira-via, senadora é, também, a única com chances de impedir a candidatura de Braide
CANDIDATA-CORINGA. Aliada de Lula, a movimentação de Eliziane – de qualquer lado – pode influenciar diretamente a sucessão no Maranhão
Em 17 de setembro, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou a postagem “Se houvesse consenso, eles seriam os mais aceitos…”. O texto mostrava a possibilidade de os deputados federais Rubens Junior (PT) e André Fufuca (PP), e a senadora Eliziane Gama (PSD), virem a ser candidatos a governador em 2026, para reunificar o grupo dos remanescentes do dinismo com o governo Carlos Brandão (sem partido).
- Rubens foi logo inviabilizado pelo chamado escândalo dos áudios;
- Fufuca chegou a ser cogitado por Lula, mas vetado por brandonistas.
Eliziane Gama é a única que se mantém com trânsito entre dinistas e brandonistas; e ainda é uma das principais aliadas do presidente Lula (PT).
A senadora, no entanto, vem sendo ignorada por Brandão no debate sobre a formação de chapa; ao mesmo tempo, ela é cogitada pelo PSD nacional para formar chapa com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).
A grosseria do deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade), irmão de Braide – que levantou dúvidas quanto à composição com Braide abriu uma dúvida no PSD – abriu novo debate sobre o papel da senadora em 2026.
- Quem teria prioridade no PSD?!? Eliziane candidata à reeleição ao Senado ou Braide para a disputa ao governo?!?
- e se Eliziane for indicada por Lula para reunificar dinistas e brandonistas, como fica a situação do prefeito de SLZ?!?
Por essas e por outras – mesmo bombardeada por adversários de todos os lados – a senadora é a coringa das eleições de 2026 no Maranhão.
O que precisa servir para reflexão das lideranças maranhenses…
Relacionado
