Inaugurada em Agosto de 1925, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Sé Catedral da Beira celebrou neste domingo, 21 de Dezembro, a missa em ação de graças pelos 100 anos de missão. A cerimónia que foi antecedida pela bênção do alpendre paroquial, foi presidida pelo Arcebispo da Beira, Dom Cláudio Dalla Zuanna, concelebraram a missa o Bispo auxiliar, Dom António Constantino, o Provincial dos Frades Menores em Moçambique, Frei Evódio João, entre outros sacerdotes.
Rogério Maduca – Beira
Para Dom Cláudio, a Igreja de Nossa Senhora do Roário é a tenda que o Senhor plantou na Beira e desde a sua elevação à Sé Catedral, tornou-se sinal de unidade da Região Central de Moçambique. Motivo pelo qual, durante o Ano Santo 2025 a Igreja da Beira revitalizou a experiência com peregrinações ao local.
É a Igreja mãe da Arquidicese da Beira, um lugar onde se constrói um novo céu e nova terra, disse ainda o prelado, sobretudo é um lugar de construção de uma nova sociedade inspirada não nos interesses pessoais, mas na ajuda recíproca. Mais de 20 mil baptismos e 3 mil matrimónios.
