CEO de projetos da Red Bull GmbH, Oliver Mintzlaff revelou detalhes da saída de Christian Horner da equipe de Fórmula 1, afirmando que, embora o britânico tivesse um “ótimo histórico” com a estrutura de Milton Keynes, eles não podiam “continuar confiando no passado”.
Em 09 de julho deste ano, a Red Bull surpreendeu o paddock, ao anunciar a saída imediata de Horner do cargo de chefe e CEO da equipe de F1, sendo substituído após 20 anos à frente do time de Milton Keynes por Laurent Mekies, da Racing Bulls.
Ao longo de 20 anos sob o comando de Horner, a Red Bull conquistou seis Mundiais de Construtores e mais oito de pilotos, sendo quatro com Sebastian Vettel e quatro com Max Verstappen. Mas os últimos anos foram marcados também por controvérsias, como as alegações de má conduta e comportamento inadequado, denunciados por uma ex-funcionária.
Agora, em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, Mintzlaff revelou os bastidores por trás desta decisão.
“Não diria que foi um risco, porque apoiamos 100% esta medida. Sabíamos que tínhamos que fazer alguma coisa. Não sou um chefe que contrata e demite, uma pessoa que demite pessoas sem motivos. Christian tem um ótimo histórico com a equipe e obteve muito sucesso. Todos aqui, inclusive eu, apreciam o que ele fez. Mas isso também é parte de integrar uma organização profissional”.
“Não se pode continuar confiando no passado, e sentimos que era hora de virar a página e começar um novo capítulo. Não foi uma decisão fácil, mas também não nos precipitamos”.
Mintzlaff também respondeu aos recentes comentários de Helmut Marko sobre Horner. O austríaco afirmou que o ex-chefe fez “tudo o que podia para assumir o controle da empresa” após a morte de Dietrich Mateschitz e que Max Verstappen teria sido campeão em 2025 se Horner tivesse saído antes.
Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
“Essas palavras sobre Christian são de responsabilidade de Helmut”, disse Mintzlaff. “Não posso dizer nada negativo sobre Christian. Simplesmente porque ele significou muito para a Red Bull. Mas sempre chega um momento em que as coisas não estão indo bem e então, como empresa, você tem que tomar uma decisão”.
“Você vai dar mais tempo a alguém ou é hora de um novo líder? Achamos que era hora de mudar. Não concordo com as declarações de Helmut. Sim, é lógico que as coisas mudem em uma organização. Talvez Marko também tenha mudado com o passar dos anos. Acho normal que nem tudo seja igual ao que era há cinco anos. Christian e Helmut trabalharam juntos de forma maravilhosa durante anos, desde o início em 2005, portanto, estamos falando de mais de duas décadas”.
“Dê-me alguns exemplos de outras grandes organizações esportivas em que a diretoria permaneceu a mesma por tanto tempo. Portanto, você pode ver de forma muito negativa o fato de os dois terem saído agora. Mas eu diria que é único o fato de eles estarem aqui juntos há tanto tempo e terem alcançado tanto. Às vezes, você só precisa de uma mudança para agitar as coisas”.
NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
