Home » Criada a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 — Planalto

Criada a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 — Planalto

by admin

O Governo do Brasil oficializou nesta segunda-feira, 22 de dezembro, a criação da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, por meio do Decreto nº 12.789, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União. Depois de sediar a Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Brasil recebe mais um megaevento esportivo e sediará pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina da FIFA, entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. É a primeira vez que o Mundial Feminino será realizado em um país sul-americano.

A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 funcionará até 31 de dezembro de 2027, no âmbito do Ministério do Esporte, e terá como finalidade prestar apoio à organização logística, ao assessoramento, à coordenação e à execução das ações relacionadas à realização do megaevento. A nova estrutura será responsável pela coordenação nacional das ações necessárias à organização do Mundial, garantindo a integração entre órgãos públicos, o cumprimento de compromissos internacionais e a promoção do legado esportivo e social para o País. O decreto remaneja, em caráter temporário, cargos comissionados necessários ao funcionamento da Secretaria e realiza transformações de cargos previstas em lei, sem aumento de despesa.

CIDADES-SEDES – Foram definidas oito cidades como sede da primeira Copa do Mundo Feminina realizada no continente sul-americano: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, todas elas já com a experiência de terem feito parte da organização da Copa do Mundo de 2014. Após uma expansão bem-sucedida do torneio na Austrália e Nova Zelândia em 2023, a Copa do Mundo Feminina terá novamente 32 seleções nacionais. Cada confederação internacional vai promover competições classificatórias para determinar as equipes que competirão no Mundial.

CANDIDATURA – Após um processo de licitação abrangente, a proposta vencedora do Brasil foi anunciada após uma votação aberta no Congresso da FIFA, realizado em Bangcoc, na Tailândia, em 17 de maio de 2024. A candidatura do Brasil, que já havia sediado duas edições da Copa do Mundo (1950 e 2014), prevaleceu em disputa com a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.



Créditos

You may also like