Home » Governador Carlos Brandão exalta união para construção da nova Ponte de Estreito

Governador Carlos Brandão exalta união para construção da nova Ponte de Estreito

by admin

Obra foi construída em tempo recorde

O governador Carlos Brandão participou nesta segunda-feira (22) da solenidade de inauguração da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, na ligação das cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. Com a inauguração, foi restabelecido o tráfego da BR-226, que é essencial para a mobilidade, a economia e a integração regional.

Também participou do evento ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Carlos Brandão se solidarizou com as famílias das 17 pessoas que foram vítimas fatais do desabamento da ponte. Ele ressaltou que, sem o empenho dos trabalhadores, não seria possível a entrega em tempo recorde. Além disso, Brandão destacou a união de várias autoridades para sanar o problema em Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

“Uma das coisas mais importantes na política é a palavra. Com o dinamismo do ministro Renan e a determinação do presidente Lula, a ponte foi feita em um ano. Eu e o Vanderlei também fizemos a nossa parte, mas quero agradecer também à bancada federal, aos prefeitos de Estreito e de Aguiarnópolis, todos foram parceiros, essa é uma obra feita há muitas mãos”, ressaltou.

O ministro Renan Filho enfatizou o empenho do Governo Federal para a entrega da obra no menor tempo possível e a importância do trabalho conjunto com os governos estaduais e municipais.

“Um ano atrás eu vim aqui e empenhei a minha palavra de que entregaria essa ponte e, hoje, eu voltei para entregar a ponte ao povo do Maranhão, do Tocantins e do Brasil e resgatar a minha palavra. Queria agradecer muito carinhosamente aos prefeitos [Wanderley Leite e Léo Cunha] ao governador Wanderlei Barbosa e ao governador Carlos Brandão pelo apoio que deram em todos os momentos. Também vale agradecimento à imprensa que acompanhou o andamento da obra e demonstrou os avanços com transparência”, pontuou.

Já o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lembrou que no ano passado o sentimento da população era de incerteza, mas que graças à união com o Governo Federal e com o Governo do Maranhão, o Natal deste ano terá outro sabor para tocantinenses e maranhenses.

“O Governo Federal nos apoiou na reparação de rodovias, na restauração, ajudando com programas que atendessem a nossa população. Então isso foi fundamental. Eu quero mais uma vez agradecer esse apoio, essa rapidez que o Governo Federal agiu para fazer essa ponte, mas também no apoio à comunidade. Hoje, vemos alegria na população”, comentou.

Inauguração da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como Ponte JK (Foto: Brunno Carvalho)

Obra – A obra em tempo recorde foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com investimento de R$ 171,97 milhões. Desde a implosão dos pilares da antiga estrutura, em fevereiro de 2025, se passaram apenas dez meses. Para manter o ritmo acelerado da nova ponte, a obra empregou mais de 500 colaboradores atuando em dois turnos.

Desde o desabamento da antiga estrutura, em dezembro do ano passado, o Governo do Maranhão acompanhou de perto as ações emergenciais e os trabalhos de reconstrução. Durante esse período, foram implementadas ações e programas de apoio social e econômico para reduzir os impactos sofridos pela população. 

Caminhoneiros comemoraram – De acordo com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Estreito e Região (Acisape), pelo corredor viário passavam mais de 2 mil carretas por dia. Por isso, os caminhoneiros também aguardavam com muita expectativa a inauguração da ponte.

Sérgio Santana falou das dificuldades enfrentadas ao longo de 2025. “Para mim estava muito difícil porque eu moro aqui em Estreito e passava 30 a 40 dias fora de casa sem poder passar pela cidade com a falta da ponte. Agora vai melhorar 100% para nós caminhoneiros que trafegamos aqui pela ponte e vamos poder voltar em casa e ver a família com mais frequência”, comemorou.

Simião Veras afirmou que, com a nova ponte, os caminhoneiros poderão otimizar o tempo das viagens. “Para nós essa ponte é muito importante porque vai reduzir o tempo das viagens. A travessia de balsa aumentava muito o tempo de deslocamento, fora o preço que se pagava, que aumentava os custos para as empresas e mais ainda para os motoristas particulares, que foram os mais prejudicados. Então, uma ponte dessas faz uma diferença enorme no trabalho”, informou.

Para o caminhoneiro José Borges o dia de hoje foi de alegria. “Para mim é muita alegria essa ponte estar aí nova para a gente poder passar em cima, porque isso representa uma economia de mais de R$ 500 por viagem que é o que gastamos para fazer a travessia de balsa, fora o tempo de espera na fila. Então, é muito bom essa ponte retornar e a gente poder passar em paz”, afirmou.

Site SENAI

Créditos

You may also like