A Venezuela aprovou nesta terça-feira (23) uma lei que prevê penas de prisão de até 20 anos para quem promover bloqueios de navios petroleiros. A proposta foi nomeada “Para Garantir a Liberdade de Navegação e Comércio contra a Pirataria, Bloqueios e Outros Atos Ilícitos Internacionais” e teve aprovação unânime.
A lei será encaminhada ao Executivo para aprovação e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial.
A mobilização do parlamento acontece em meio à escalada de ameaças militares estadunidenses para pressionar o governo Nicolás Maduro. A série de sequestros de navios petroleiros por parte da gestão de Donald Trump é uma estratégia que começou de forma mais sistemática no início de dezembro e ganhou força na semana passada.
No início desta semana, Trump novamente fez declarações pressionado o governo venezuelano e voltou a sugerir que Maduro renuncie. Na ocasião, também anunciou uma nova frota de navios batizada em nome dele mesmo.
“Penso que o presidente Trump poderia fazer melhor em seu país e no mundo. Ele estaria melhor no mundo se focasse nos problemas do seu próprio país. Não é possível que 70% dos seus discursos e declarações sejam [sobre] a Venezuela. E os Estados Unidos?”, respondeu Maduro.
*Com informações do G1
